compartilhe>

Na tarde de ontem o SIFUSPESP protocolou ofícios na secretaria de Gestão e Governo Digital e na SAP cobrando esclarecimentos a respeito do recadastramento obrigatório com “prova de vida” de todos os servidores públicos do estado.

Conforme divulgamos: “Diversos servidores têm relatado ao SIFUSPESP dificuldades de acessar o site e erros no aplicativo, tanto para acessar, quanto para fazer o reconhecimento facial.”

Frente a estes problemas o sindicato solicitou : 

  • Informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para sanar os constantes erros, falhas e travamentos do aplicativo: sou.sp.gov.br .
  • Se existe alguma forma alternativa de realizar o reconhecimento facial, caso o servidor não consiga fazer o procedimento via aplicativo de celular.
  • Se existe um plano de contingência para os servidores que não consigam executar o procedimento.
  • Se existe alguma orientação padronizada aos núcleos de RH.

O questionamento do SIFUSPESP, além de buscar resolver as dificuldades dos servidores na execução do recadastramento, visa ter uma posição oficial das secretárias caso seja necessário tomar providências legais para resguardar o direito dos servidores, visto que a não realização do recadastramento implica no bloqueio do salário.

Embora o uso da tecnologia seja um passo fundamental para agilizar e aumentar a eficiência da administração pública, a administração sempre deve prover alternativas para aqueles que tenham  dificuldades em realizar o procedimento via telefone celular.

O servidor não deve ser prejudicado quando um processo tecnológico falha, cabendo ao estado prover alternativas que impeçam o trabalhador de ser prejudicado devido a falhas na implementação das soluções. 

O SIFUSPESP sempre busca a proteção dos direitos dos trabalhadores do sistema penitenciário e a garantia que os mesmos não tenham seus direitos violados devido a falhas do governo.

 

Aposentados e pensionistas

Cabe relembrar que os aposentados e pensionistas não estão sujeitos a este processo de recadastramento e caberá à SPPREV definir se haverá ou não mudanças no processo, que atualmente é no mês de aniversário do beneficiário. 

 

Abaixo o ofício enviado à SGGD e à SAP.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp