compartilhe>

A SAP  é conhecida em todo o Brasil como uma das mais eficientes secretarias de administração penitenciária, na verdade fomos a primeira secretaria de administração penitenciária do Brasil, fomos a base da estruturação do sistema federal e nossos profissionais já capacitaram milhares de servidores ao redor do país.

Um dos fatores que distinguem a SAP é justamente o baixo índice de fugas e evasões, isso se deve a procedimentos rigorosos desenvolvidos e adotados pelos profissionais da Secretaria.

Desde a implantação da vigilância das muralhas pelos Policiais Penais a meta de “fuga zero” tem sido ponto de honra na secretaria.

Devido às mudanças nas dinâmicas de encarceramento temos visto um aumento da população do regime semiaberto sem que estas unidades recebessem reforços adequados em sua segurança.

A falta de pessoal denunciada à exaustão pelo SIFUSPESP se encontra hoje em um nível crônico, que tem levado a uma piora significativa tanto na segurança dos Policiais Penais quanto na segurança geral das unidades.

Cabe esclarecer aqueles que não conhecem a SAP, que os casos de fuga ou evasão sempre foram tratados com extrema seriedade e rigor, não é à toa que nossos índices de segurança estão entre os melhores do país.

 

Ordem de Serviço 01/2024

Em 23/01 o Secretário da SAP, Sr. Marcelo Streifinger emitiu uma ordem de serviço relativa aos procedimentos a serem adotados em casos de fugas e evasões.

Basicamente todos os procedimentos ali destacados, já são adotados nas unidades prisionais paulistas.

Cabe ressaltar que o que falta na maioria das unidades não será solucionado com a análise de situações pontuais visto que a causa da maioria das evasões é a total falta de estrutura dos semiabertos que coloca em risco a vida dos Policiais Penais que trabalham  desarmados,em postos de baixa segurança, e em número reduzido.

Também agrava a situação a não separação entre criminosos profissionais e faccionados dos presos de baixa periculosidade.

Quanto às fugas é necessária a revisão e manutenção da estrutura das unidades, visto que muitas estão em péssimas condições o que aliado ao déficit de pessoal aumenta o risco de fugas como no caso do buraco no teto do CDP OSASCO I.

Apesar da falta de quadros, situação material precária e da péssima manutenção das unidades, o esforço, dedicação e garra dos servidores da SAP tem conseguido até o momento evitar situações mais graves.

Porém alertamos novamente ao Sr. Secretário: O déficit funcional e o estado de conservação das unidades prisionais paulistas deve ser remediado com urgência, caso contrário o que vai encontrar em todas as ocorrências são: Policiais Penais cansados e adoecidos, tomando conta de um número de presos muito superior ao recomendável, em unidades sem condições adequadas de segurança e habitabilidade gerando falhas na segurança.

Aqueles que não conhecem o sistema prisional, não tem a vivência de seus problemas podem achar que falhas pontuais são a causa do problema.Porém aqueles que conhecem a fundo as carceragens paulistas, a forma de funcionamento de cada tipo de unidade prisional sabem que o problema vem sendo gestado a muito tempo e só será resolvido quando o Governo ouvir os Policiais Penais e dar-lhe a chance de comandar o maior sistema prisional da América Latina.

Temos que ter orgulho do que fazemos, pois hoje mantemos as unidades funcionando apesar do governo e não com sua ajuda.

A seguir a reprodução da ordem de serviço:  

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp