compartilhe>

Por meio das disposições transitórias do Decreto N° 68.306, de 16/01/2023 o governo do estado estabeleceu um prazo de 60 dias a contar de 17/01/2023 para que todos os servidores da ativa civis e militares realizem a prova de vida, caso contrário terão seus vencimentos bloqueados.

Já existia um recadastramento anual dos servidores da ativa instituído em 2008 pelo Decreto  nº 52.691, de 1/02/2008 e deveria ser realizada no mês de aniversário do servidor.

 

O que muda

Como dito acima anteriormente o recadastramento era feito no mês de aniversário, através de um link e autenticado por senha. A partir do Decreto N° 68.306 passa a ser obrigatório a autenticação biométrica por reconhecimento facial.

Em suas disposições transitórias o Decreto também estabelece o prazo para recadastramento de 60 dias a partir de 17/01/2023 para todos os servidores.

Embora parte do cadastramento possa ser feito através do link https://recad.sp.gov.br/ só é possível finalizar a prova de vida através do aplicativo sou.sp.gov.br, disponível para as plataformas Android e IOS e que faz o reconhecimento facial do servidor como forma de autenticação.

Os servidores que não conseguirem efetuar o recadastramento através do aplicativo devem procurar a Unidade de Recursos Humanos, onde será orientado sobre a utilização do sou.sp.gov.br, ou seja, o servidor não tem opção a não ser utilizar o app.

 

Servidores relatam lentidão, erros e dificuldades

Falha de acesso ao aplicativo

Diversos servidores têm relatado ao SIFUSPESP dificuldades de acessar o site e erros no aplicativo, tanto para acessar, quanto para fazer o reconhecimento facial.

Especialistas em tecnologia da informação consultados pelo SIFUSPESP apontam que o problema mais provável é a sobrecarga dos servidores que atendem o sistema, apontando que o fato da nova exigência forçar os 560 mil servidores do estado a acessar o sistema.

Segundo esses profissionais o mais correto seria ou um prazo mais longo e subdividido por secretarias ou a utilização de sistemas mais robustos. 

Também apontam que a estabilidade da conexão com a internet, a câmera do celular e iluminação ambiente podem causar problemas na hora de fazer o reconhecimento facial.

Recomendam que este processo deva ser feito de preferência próximo ao ponto de acesso wifi, com luz do dia e com a lente da câmera do celular bem limpa.

Inativos e pensionistas

O recadastramento dos inativos e dos pensionistas de servidores falecidos segundo o decreto será coordenado pela São Paulo Previdência – SPPREV.

Baixe o guia de recadastramento:

Guia de recadastramento

Link para o aplicativo:

Para Android : 

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.prodesp.sousp&pcampaignid=web_share

Para iOS

https://apps.apple.com/br/app/sou-sp-gov-br/id6447004350

Abaixo a íntegra do decreto N° 68.306

Decreto Nº 68.306



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp