A Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) publicou nesta quarta-feira (12/09) o decreto assinado pelo governador Márcio França(PSB) o decreto de criação do Centro de Detenção Provisória de Nova Independência. O novo CDP destina-se à custódia de presos provisórios masculinos.
A abertura deste CDP, que aguarda data de inauguração e término de construção para chamada de funcionários que assumirão os novos postos, é uma espera de longa data por parte do servidorismo público prisional que enfrenta péssimas condições de trabalho.
Falta de unidades e trabalhadores - uma realidade crônica do sistema penitenciário
O problema da superlotação e a desestruturação do sistema prisional paulista criaram a necessidade crônica e urgente de outras unidades prisionais, e mais ainda, a abertura de novos postos de trabalho.
O modelo atual de segurança pública do país, que tem gerado por décadas o aumento substancial da população carcerária, gerou enorme pressão pela criação de mais unidades prisionais, bem como de maior contingente de trabalhadores.
Além do número de unidades não se ajustar com a realidade de excessiva lotação das mesmas, o déficit funcional neste contexto é gerador de problemas encadeados que prejudicam o funcionamento do sistema prisional e a vida do servidor ali inserido.
Número insuficiente de funcionários por unidades, plantões de trabalho, jms política de gestão pessoal dos trabalhadores do sistema penitenciário com abertura excessiva de processos administrativos, a manutenção de uma cultura que não gera boa relação entre a secretaria e o caráter humano desses trabalhadores. Estes são fatores que produzem demasiados tipos de doenças de ordem psicossomática, geradoras de mortes e afastamentos que, consequentemente, levam a uma necessidade ainda maior de contratações.
Ação sindical tem gerado resultados
Desde 2017, o Governo tem anunciado a inauguração de unidades prisionais, bem como ampliação de vagas. Demandas que o Sifuspesp Lutar para Mudar tem levado ao executivo e legislativo do Estado de São Paulo e obtido alguns resultados. Da mesma forma, o sindicato tem tratado com importância o contato constante e acompanhamento da nova geração de trabalhadores que esperam por chamamento em concursos ou que ingressaram recentemente ao Sistema.
Também p6or isso, após o planejamento de novas unidades e cargos, tem ocorrido chamamento e pessoal remanescente e agora a inauguração dessa nova unidade.
Consideramos importante salientar que o governo do Estado, na gestão de Geraldo Alckmin, voltou a cogitar a construção de novas unidades prisionais tendo o fantasma das rebeliões que o PCC praticou no estado.
Além disso, não parece correto descaracterizar as exigências de transferências que o crime impos ao Estado e busca manter com motins, que ocorrem eventualmente, como forma de espalhar novas células da organização com fim de expandir suas ações e dominar novas unidades, ampliando negócios e oprimindo presos não ligados a tal organização. Este é um problema a ser enfrentado.
Desde os últimos motins ocorridos recentemente, o Sifuspesp tem intensificado agendas com o atual governador buscando gerar atenção do Governo, para que passe a considerar como fundamental uma agenda que integre a SAP e a Secretaria de Planejamento, para obter um diálogo mais produtivo com a categoria e o governo (o que tem se demonstrado acontecer).
É preocupação do sindicato gerar essa agenda construtiva para enfrentar problemas aqui já citados, como: a superlotação, a violência dentro dos presídios, motins e rebeliões, a nova configuração do crime organizado (que exige novas formas de atuação mais firmes e inteligentes no sentido técnico), tanto quanto uma maior sinergia com a sociedade, no que diz respeito a clareza, sem sensacionalismo no enfrentamento do problema do crime organizado.
Veja referências na imprensa que confirmam esses fatores:
https://noticias.r7.com/sao-paulo/alckmin-anuncia-novos-presidios-no-estado-16012017
Para conhecer o Decreto que cria o CDP de nova Independência, leia a seguir o texto.
Segue o Decreto conforme Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta-feira 12/09:
DECRETO Nº 63.699,
DE 11 DE SETEMBRO DE 2018
Cria e organiza, na Secretaria da Administração Penitenciária, o Centro de Detenção Provisória de Nova Independência e dá providências correlatas
MÁRCIO FRANÇA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
Decreta:
CAPÍTULO I
Disposições Preliminares
Artigo 1º - Fica criado, na Secretaria da Administração
Penitenciária, diretamente subordinado ao Coordenador da
Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do
Estado, o Centro de Detenção Provisória de Nova Independência.
Parágrafo único - A unidade de que trata este artigo tem
nível hierárquico de Departamento Técnico.
Artigo 2º - O Centro de Detenção Provisória de Nova
Independência destina-se à custódia de presos provisórios do
sexo masculino.
CAPÍTULO II
Da Estrutura
Artigo 3° - O Centro de Detenção Provisória de Nova Independência
tem a seguinte estrutura:
I - Equipe de Assistência Técnica;
II - Centro Integrado de Movimentações e Informações
Carcerárias;
III - Centro de Segurança e Disciplina, com:
IV - Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária, com Núcleo
de Escolta e Vigilância;
V - Centro Administrativo, com Núcleo de Pessoal;
VI - Núcleo de Atendimento à Saúde.
Núcleo de Escolta e Vigilância funcionarão, cada um, em 4
(quatro) turnos.
de Equipe de Assistência Técnica I.
Artigo 4º - O Centro de Segurança e Disciplina e o Núcleo
de Atendimento à Saúde contam, cada um, com uma Célula
de Apoio Administrativo, que não se caracteriza como unidade
administrativa.
CAPÍTULO III
Dos Níveis Hierárquicos
Artigo 5º - As unidades adiante indicadas do Centro de
Detenção Provisória de Nova Independência têm os seguintes
níveis hierárquicos:
I - de Divisão:
Carcerárias;
II - de Serviço Técnico de Saúde, o Núcleo de Atendimento
à Saúde;
III - de Serviço:
CAPÍTULO IV
Dos Órgãos dos Sistemas de Administração Geral
Artigo 6º - O Núcleo de Pessoal é órgão subsetorial do
Sistema de Administração de Pessoal.
Artigo 7º - O Centro Administrativo é órgão subsetorial dos
seguintes sistemas de administração geral:
I - Sistemas de Administração Financeira e Orçamentária;
II - Sistema de Administração dos Transportes Internos
Motorizados.
Parágrafo único - O Centro Administrativo funcionará,
também, como órgão detentor do Sistema de Administração dos
Transportes Internos Motorizados.
CAPÍTULO V
Das Atribuições
SEÇÃO I
Da Equipe de Assistência Técnica
Artigo 8º - A Equipe de Assistência Técnica tem as seguintes
atribuições:
I - assistir o dirigente do estabelecimento penal no desempenho
de suas atribuições;
II - elaborar e implantar sistemas de acompanhamento e
controle das atividades desenvolvidas pelas unidades do estabelecimento
penal;
III - produzir informações gerenciais para subsidiar as decisões
do dirigente do estabelecimento penal;
IV - analisar os processos e expedientes que lhe forem
encaminhados;
V - promover o desenvolvimento integrado, controlar a execução
e participar da análise dos planos, programas, projetos e
atividades das diversas áreas do estabelecimento penal;
VI - elaborar pareceres técnicos, despachos, contratos de
natureza técnica e outros documentos;
VII - realizar estudos e desenvolver trabalhos que se caracterizem
como apoio técnico à execução, ao controle e à avaliação
das atividades das unidades do estabelecimento penal;
VIII - prestar orientação técnica às unidades do estabelecimento
penal;
IX - estudar as necessidades do estabelecimento penal,
propondo ao dirigente as soluções julgadas convenientes;
X - desenvolver trabalhos que visem à racionalização das
atividades do estabelecimento penal;
XI - colaborar no processo de avaliação da eficiência das
atividades do estabelecimento penal;
XII - verificar a regularidade das atividades técnicas e administrativas
do estabelecimento penal;
XIII - promover, junto ao dirigente do estabelecimento
penal, a adoção de providências que se fizerem necessárias para
a realização de apuração preliminar de irregularidades funcionais,
nos termos da legislação vigente;
XIV - manter contatos com:
Pimentel" - FUNAP, objetivando a atuação dessa entidade no
estabelecimento penal;
objetivo de abrir contas bancárias para os presos;
XV - fiscalizar o abastecimento das informações gerenciais a
que se refere o inciso IX do artigo 21 deste decreto.
SEÇÃO II
Do Centro Integrado de Movimentações e Informações
Carcerárias
Artigo 9º - O Centro Integrado de Movimentações e Informações
Carcerárias tem as seguintes atribuições:
I - receber, registrar, distribuir e expedir papéis e processos;
II - organizar e manter atualizados:
III - zelar pela inclusão, no prontuário, de todos os elementos
que contribuam para o estudo da situação processual
do preso;
IV - verificar a compatibilidade dos alvarás de soltura com
os elementos constantes no prontuário penitenciário e outras
informações disponíveis;
V - fornecer, mediante autorização do dirigente do estabelecimento
penal, informações e certidões relativas às situações
processual e carcerária do preso;
VI - prestar ou solicitar informações, quando for o caso, à
unidade incumbida de manter os prontuários criminológicos;
VII - manter a guarda e conservar os prontuários penitenciários
e os cartões de identificação;
VIII - requerer e organizar as requisições para apresentação
dos presos, comunicando ao Centro de Segurança e Disciplina;
IX - providenciar:
órgãos requisitantes, especialmente às varas das execuções
criminais e outras varas judiciais onde tramitem processos que
lhe digam respeito;
justificativa do seu não comparecimento;
prontuários, quando de sua movimentação para outro estabelecimento
penal;
X - verificar a autenticidade dos documentos a serem inseridos
nos prontuários penitenciários;
XI - preparar a solicitação de escolta, às Polícias Militar,
Civil ou Federal, quando das movimentações externas de presos.
SEÇÃO III
Do Centro de Segurança e Disciplina
Artigo 10 - O Centro de Segurança e Disciplina tem as
seguintes atribuições:
I - desenvolver os serviços de recepção, vigilância, segurança
e disciplina;
II - providenciar a apresentação dos presos nos respectivos
locais;
III - requisitar ao Centro Administrativo transporte para
apresentações judiciais e transferências de presos;
IV - preparar os presos para as respectivas apresentações
judiciais, conforme o procedimento determinado pela Pasta;
V - administrar a rouparia dos agentes de segurança penitenciária
e oficiais operacionais;
VI - agendar, com os órgãos solicitantes, o recebimento
de presos;
VII - requerer ao Centro Integrado de Movimentações e
Informações Carcerárias o preparo da solicitação de escolta,
às Polícias Militar, Civil ou Federal, quando das movimentações
externas de presos.
Artigo 11 - O Núcleo de Segurança tem as seguintes
atribuições:
I - em relação às atividades gerais da unidade:
atividades;
II - em relação aos presos:
Centro de Segurança e Disciplina as alterações ocorridas;
população carcerária;
de Movimentações e Informações Carcerárias, dos documentos
relacionados com a situação processual dos presos;
carcerária e sua movimentação;
do movimento carcerário;
III - em relação à segurança do estabelecimento penal:
televisão e som;
IV - executar a vigilância preventiva, interna e externa, da
unidade prisional, de preferência com o emprego de cães;
V - em relação aos cães sob sua guarda:
cães;
Artigo 12 - O Núcleo de Portaria tem as seguintes atribuições:
I - atender o público em geral;
II - realizar revistas na portaria, à entrada e saída de presos,
veículos e volumes, bem como de servidores e visitas;
III - recepcionar os que se dirigem ao estabelecimento
penal, inclusive presos, acompanhando-os às unidades a que
se destinam;
IV - anotar as ocorrências de entradas e saídas do estabelecimento
penal;
V - receber, registrar e distribuir os objetos destinados aos
presos;
VI - receber a correspondência dos servidores e dos presos;
VII - examinar e providenciar a distribuição da correspondência
dos presos;
VIII - examinar e expedir a correspondência escrita pelos
presos;
IX - distribuir a correspondência dos servidores;
X - manter registro de identificação de servidores do estabelecimento
penal e das pessoas autorizadas a visitar os presos.
Artigo 13 - O Núcleo de Inclusão tem as seguintes atribuições:
I - receber, guardar e devolver, nos casos de liberdade, os
pertences dos presos;
II - receber e encaminhar ao Centro Administrativo o dinheiro
trazido pelo preso quando de sua entrada;
III - receber e conferir os documentos referentes à inclusão
do preso;
IV - providenciar a identificação datiloscópica e fotográfica
dos presos e elaborar os respectivos documentos de identificação;
V - encaminhar os novos presos às unidades envolvidas no
processo de internação.
SEÇÃO IV
Do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária
Artigo 14 - Ao Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária
cabe planejar, executar e fiscalizar as atividades de:
I - escolta e custódia de presos em movimentação externa;
II - guarda e vigilância nas muralhas, nos alambrados e
nas guaritas.
Artigo 15 - O Núcleo de Escolta e Vigilância tem as seguintes
atribuições:
I - exercer:
em trânsito e movimentação externa;
guaritas da unidade prisional;
II - elaborar boletins, relatando as ocorrências diárias;
III - zelar pela higiene e segurança dos locais onde desenvolve
suas atividades;
IV - adotar todas as medidas de segurança necessárias ao
bom funcionamento da unidade;
V - vedar a entrada de pessoas estranhas à unidade;
VI - efetuar a revista dos presos quando for escoltá-los.
SEÇÃO V
Do Centro Administrativo
Artigo 16 - O Centro Administrativo tem as seguintes
atribuições:
I - prestar serviços às unidades do estabelecimento penal,
nas áreas de finanças e orçamento, material e patrimônio, pessoal,
transportes, comunicações administrativas e conservação;
II - manter o controle do numerário pertencente aos presos,
inclusive do seu pecúlio;
III - providenciar o depósito, em estabelecimento bancário
oficial, de preferência do Estado de São Paulo, do numerário
trazido pelo preso, quando de sua entrada, inclusive do seu
pecúlio, se for o caso;
IV - preparar:
pelo preso;
ou definitiva;
pelos presos;
V - realizar a compra dos objetos solicitados pelos presos;
VI - efetuar o pagamento, realizar a distribuição e controlar
a quantidade dos objetos comprados para os presos;
VII - elaborar balancetes mensais do numerário dos presos;
VIII - efetuar o registro de entrada e saída do numerário dos
presos no Sistema Integrado de Administração Financeira para
Estados e Municípios - SIAFEM/SP;
IX - providenciar o controle eletrônico de todas as transações
relativas ao numerário dos presos, inclusive de seu pecúlio;
X - em relação aos Sistemas de Administração Financeira e
Orçamentária, as previstas no artigo 10 do Decreto-Lei nº 233,
de 28 de abril de 1970;
XI - em relação ao Sistema de Administração dos Transportes
Internos Motorizados, as previstas nos artigos 8º e 9º do
Decreto nº 9.543, de 1º de março de 1977;
XII - em relação às compras:
de materiais e serviços, de acordo com as normas e os
procedimentos pertinentes;
ou à prestação de serviços;
de serviços;
à prestação de serviços;
XIII - em relação ao almoxarifado:
verificar sua correspondência às necessidades efetivas;
ponto de pedido de materiais;
de estoque;
efetuadas, comunicando ao órgão requisitante os
atrasos e outras irregularidades cometidas;
os materiais adquiridos;
material estocado;
o preparo do orçamento-programa;
desuso, de acordo com a legislação específica;
XIV - em relação ao protocolo:
e expedir papéis e processos;
volumes em geral;
XV - em relação ao arquivo:
XVI - em relação à administração patrimonial:
recebidos;
movimentação;
imóveis e equipamentos, adotando as providências para sua
manutenção, substituição ou baixa patrimonial;
promover outras medidas administrativas necessárias à defesa
dos bens patrimoniais;
móveis constantes no cadastro;
a legislação específica;
Administração Financeira para Estados e Municípios - SIAFEM/
SP;
XVII - efetuar a manutenção:
máquinas, equipamentos e instalações;
a elaboração de planos e a programação de manutenção preventiva
e corretiva;
instalações;
bem como dos equipamentos e aparelhos;
e coberturas;
XVIII - em relação à limpeza interna:
das dependências;
de limpeza;
seu consumo.
Parágrafo único - Em casos de emergência, não havendo
possibilidade de atuação do Centro Administrativo, as atribuições
previstas nas alíneas "a" a "c" do inciso XVII deste artigo
caberão ao Núcleo de Segurança.
Artigo 17 - O Núcleo de Pessoal tem as atribuições previstas
nos artigos 14 a 19 do Decreto nº 52.833, de 24 de março de
2008, observada a alteração efetuada pelo Decreto nº 58.372, de
5 de setembro de 2012.
SEÇÃO VI
Do Núcleo de Atendimento à Saúde
Artigo 18 - O Núcleo de Atendimento à Saúde tem as
seguintes atribuições:
I - prestar assistência ambulatorial aos presos;
II - elaborar diagnósticos e efetuar exames clínicos, prescrevendo
e acompanhando o tratamento;
III - realizar consulta médica, odontológica, psicossocial e
de enfermagem ao preso, quando de sua inclusão no estabelecimento
penal;
IV - elaborar diagnósticos clínicos, de enfermagem e odontológicos,
dos presos;
V - dar encaminhamento aos casos que necessitarem de
complementação diagnóstica;
VI - acompanhar o tratamento indicado de acordo com os
protocolos de atendimento elaborados pela Coordenadoria de
Saúde do Sistema Penitenciário;
VII - promover a notificação compulsória de doença, de
acordo com fluxo estabelecido pela Coordenadoria de Saúde do
Sistema Penitenciário;
VIII - notificar surtos e outros eventos, tanto dos presos
como dos servidores do estabelecimento penal;
IX - informar os óbitos para a Coordenadoria de Saúde do
Sistema Penitenciário, bem como para os familiares do falecido;
X - executar programas de atenção à saúde dos presos e
dos servidores;
XI - registrar as ocorrências e intercorrências no prontuário
único de saúde, procedendo, conforme exigência do Sistema
Único de Saúde - SUS/SP, à alimentação do banco de dados;
XII - controlar, solicitar e dispensar os medicamentos da
lista padronizada, entregues pela Coordenadoria de Saúde do
Sistema Penitenciário e pelas demais instâncias do Sistema
Único de Saúde - SUS/SP;
XIII - implementar programas de prevenção e realizar atividades
de saúde mental propostos pela Coordenadoria de Saúde
do Sistema Penitenciário;
XIV - prescrever a vacinação dos servidores e dos presos;
XV - planejar e executar programas de apoio social aos
presos e seus familiares;
XVI - encaminhar os presos e seus familiares à rede de assistência,
de acordo com as necessidades diagnosticadas;
XVII - prestar atendimento psicológico aos presos com
patologias;
XVIII- documentar no prontuário único de saúde do preso
todo o atendimento realizado.
Artigo 19 - A Célula de Apoio Administrativo, do Núcleo de
Atendimento à Saúde, além das constantes no artigo 20 deste
decreto, tem as seguintes atribuições:
I - matricular pacientes no Sistema Único de Saúde - SUS/SP
e encaminhá-los, quando for o caso, para atendimento médico-
-hospitalar;
II - controlar e marcar consultas;
III - atualizar os dados de identificação nas fichas de
matrícula;
IV - controlar os prontuários únicos de saúde e os criminológicos
e zelar por sua conservação;
V - manter e controlar os estoques de medicamentos, de
acordo com as normas vigentes;
VI - observar e controlar os prazos de validade constantes
nas embalagens dos medicamentos;
VII - controlar requisições e receitas de medicamentos em
geral, principalmente entorpecentes, psicotrópicos e outros
medicamentos sob regime de controle;
VIII - manter o corpo clínico sempre atualizado sobre os
medicamentos disponíveis.
SEÇÃO VII
Das Células de Apoio Administrativo
Artigo 20 - As Células de Apoio Administrativo têm, em suas
respectivas áreas de atuação, as seguintes atribuições:
I - preparar o expediente da unidade;
II - receber, registrar, distribuir e expedir papéis e processos;
III - manter registros sobre a frequência e as férias dos
servidores;
IV - preparar as escalas de serviço;
V - estimar a necessidade de material permanente;
VI - manter registro do material permanente e comunicar à
unidade competente a sua movimentação;
VII - desenvolver outras atividades características de apoio
administrativo.
SEÇÃO VIII
Das Atribuições Comuns
Artigo 21 - São atribuições comuns a todas as unidades:
I - colaborar com outras unidades do estabelecimento penal
na elaboração de projetos, atividades e trabalhos que visem à
ressocialização dos presos;
II - prestar, com autorização superior, informações relativas
à sua área de atuação;
III - solicitar a colaboração de outras unidades do estabelecimento
penal para solução de problemas de relacionamento
com os presos;
IV - elaborar relatórios mensais de atividades com dados
qualitativos e quantitativos referentes à sua área;
V - notificar ao Centro de Segurança e Disciplina os casos
de indisciplina;
VI - coordenar, orientar e controlar o trabalho dos estagiários
e voluntários;
VII - fiscalizar os serviços prestados por terceiros e, quando
o contrato estiver sob sua responsabilidade, atestar sua qualidade
e execução;
VIII - identificar necessidades de treinamento específico
para os servidores do estabelecimento penal que tratam diretamente
com os presos;
IX - abastecer e manter atualizado, eletronicamente, banco
de dados implantado pela Pasta, com informações relativas à
sua área de trabalho.
CAPÍTULO VI
Das Competências
SEÇÃO I
Do Diretor do Centro de Detenção Provisória de Nova
Independência
Artigo 22 - Ao Diretor do Centro de Detenção Provisória de
Nova Independência compete:
I - em relação às atividades do Sistema Penitenciário:
Juízes e Tribunais, pelo Ministério Público, pelo Conselho Penitenciário
e por entidades públicas ou particulares;
movimentações externas de presos;
para formação dos prontuários penitenciários e instrução de
petições;
pedidos e suas reclamações, procurando solucioná-los;
penal;
carcerária dos presos;
penal;
relativas à sua situação carcerária;
sanidade mental do preso;
competência regimental;
ainda, de garantir a qualidade da alimentação a eles destinada;
penal, observada a legislação pertinente;
penal;
as diretrizes e normas da Pasta;
estabelecimento penal, providenciando, no que couber, os serviços
da Polícia Militar;
penal, quando for o caso;
II - em relação às atividades gerais:
Pública;
de esgotos do estabelecimento penal;
III - em relação ao Sistema de Administração de Pessoal,
exercer o previsto nos artigos 31 e 33 do Decreto nº 52.833, de
24 de março de 2008;
IV - em relação aos Sistemas de Administração Financeira e
Orçamentária, na qualidade de dirigente de unidade de despesa,
exercer o previsto no artigo 14 do Decreto-Lei nº 233, de 28 de
abril de 1970;
V - em relação ao Sistema de Administração dos Transportes
Internos Motorizados, na qualidade de dirigente de subfrota,
exercer o previsto no artigo 18 do Decreto nº 9.543, de 1º de
março de 1977;
VI - em relação à administração de material e patrimônio:
31.138, de 9 de janeiro de 1990, alterados pelo Decreto nº
33.701, de 22 de agosto de 1991, exceto quanto a licitação na
modalidade de concorrência;
subordinadas a requisitarem transporte de material por conta
do Estado;
VII - aprovar as escalas de trabalho dos presos, elaboradas
pelo Diretor do Centro de Segurança e Disciplina;
VIII - observar as normas determinadas pela Pasta acerca
de sua área de atuação, dando publicidade aos servidores para
o respectivo cumprimento.
SEÇÃO II
Dos Diretores dos Centros e dos Diretores dos Núcleos
Artigo 23 - Ao Diretor do Centro Integrado de Movimentações
e Informações Carcerárias compete informar ao Diretor do
Centro de Detenção Provisória as incompatibilidades existentes
entre os elementos constantes nos alvarás de soltura e nos
prontuários penitenciários.
Artigo 24 - Ao Diretor do Centro de Segurança e Disciplina
compete:
I - elaborar as escalas de serviço do pessoal da área de
vigilância penitenciária;
II - informar diariamente, ao Diretor do Centro de Detenção
Provisória, as alterações na população carcerária e sua
movimentação;
III - manifestar-se sobre a seleção, a orientação e a indicação
dos presos para realização de atividades laborterápicas,
elaborando as respectivas escalas de trabalho;
IV - autorizar visitas aos presos, assinando as respectivas
fichas de identificação;
V - sindicar as faltas disciplinares dos presos;
VI - aplicar penalidades disciplinares aos presos, dentro de
sua competência regimental;
VII - propor ao Coordenador, por intermédio do Diretor do
Centro de Detenção Provisória, a adoção de providências junto
à unidade competente da Polícia Militar do Estado de São Paulo,
para treinamento de Agentes de Segurança Penitenciária e
obtenção de orientação técnica, necessários ao manejo adequado
de cães nas atividades de vigilância preventiva;
VIII - avaliar o rendimento dos cães adestrados, apresentando
sugestões com vista à obtenção de melhores resultados,
quando for o caso.
Artigo 25 - Ao Diretor do Centro de Escolta e Vigilância
Penitenciária compete:
I - cuidar do armamento e da munição utilizados na unidade,
bem como das viaturas sob sua responsabilidade, zelando
por sua guarda, manutenção, conservação e limpeza;
II - elaborar as escalas de serviço dos servidores;
III - supervisionar a vigilância e escolta;
IV - adotar medidas relativas à fiscalização, intensificando a
segurança do servidor na muralha;
V - zelar pelo condicionamento físico dos servidores,
realizando testes de avaliação e estabelecendo metas a serem
atingidas;
VI - promover o treinamento e a avaliação de tiro, visando
ao preparo dos servidores.
Artigo 26 - Ao Diretor do Centro Administrativo compete:
I - visar extratos para publicação no Diário Oficial do Estado;
II - assinar certidões relativas a papéis e processos arquivados;
III - em relação aos Sistemas de Administração Financeira e
Orçamentária, exercer o previsto nos artigos 15 e 17 do Decreto-
-Lei nº 233, de 28 de abril de 1970;
IV - em relação ao Sistema de Administração dos Transportes
Internos Motorizados, na qualidade de dirigente de órgão
detentor, exercer o previsto no artigo 20 do Decreto nº 9.543, de
1º de março de 1977;
V - em relação à administração de material e patrimônio:
estoque e a de materiais a serem adquiridos;
Parágrafo único - As competências previstas nos artigos 15,
inciso III, e 17, inciso I, do Decreto-Lei nº 233, de 28 de abril de
1970, serão exercidas em conjunto com o dirigente da unidade
de despesa.
Artigo 27 - Aos Diretores dos Centros, em suas respectivas
áreas de atuação, compete, ainda, exercer o previsto no artigo
34 do Decreto nº 52.833, de 24 de março de 2008.
Artigo 28 - Ao Diretor do Núcleo de Escolta e Vigilância
compete:
I - realizar a ronda diurna e/ou noturna nos postos de
vigilância;
II - percorrer a área sob sua responsabilidade, atentando
para eventuais anomalias;
III - efetuar a distribuição:
nas guaritas e de escolta armada externa dos presos;
IV - orientar os servidores sobre as medidas de precaução a
serem adotadas no desenvolvimento das atividades;
V - supervisionar a revista dos presos.
Artigo 29 - Ao Diretor do Núcleo de Pessoal, na qualidade
de dirigente de órgão subsetorial do Sistema de Administração
de Pessoal, compete exercer o previsto no artigo 37 do Decreto
nº 52.833, de 24 de março de 2008, com a alteração efetuada
pelo Decreto nº 58.372, de 5 de setembro de 2012, e observado
o disposto nos Decretos n° 53.221, de 8 de julho de 2008, e n°
54.623, de 31 de julho de 2009, alterado pelo Decreto n° 56.217,
de 21 de setembro de 2010.
Artigo 30 - Ao Diretor do Núcleo de Atendimento à Saúde
compete:
I - elaborar as escalas de plantões do pessoal da unidade
de saúde;
II - manter intercâmbio com serviços médicos externos;
III - discutir, periodicamente, com os profissionais envolvidos,
os casos examinados, para orientação diagnóstica e
terapêutica;
IV - orientar e fiscalizar a documentação clínica dos
pacientes.
SEÇÃO III
Das Competências Comuns
Artigo 31 - São competências comuns ao Diretor do Centro
de Detenção Provisória de Nova Independência e aos Diretores
dos Centros, em suas respectivas áreas de atuação:
I - decidir sobre recursos interpostos contra despacho de
autoridade imediatamente subordinada, desde que não esteja
esgotada a instância administrativa;
II - em relação à administração de patrimônio, autorizar a
transferência de bens móveis entre as unidades administrativas
subordinadas.
Artigo 32 - São competências comuns ao Diretor do Centro
de Detenção Provisória de Nova Independência, aos Diretores
dos Centros e aos Diretores dos Núcleos, em suas respectivas
áreas de atuação:
I - cumprir e fazer cumprir as leis, os decretos, os regulamentos,
as resoluções, as decisões, os prazos para desenvolvimento
dos trabalhos e as ordens das autoridades superiores;
II - manter seus superiores imediatos permanentemente
informados sobre o andamento das atividades das unidades ou
dos servidores subordinados;
III - transmitir a seus subordinados as diretrizes a serem
adotadas no desenvolvimento dos trabalhos;
IV - propor à autoridade superior o programa de trabalho e
as alterações que se fizerem necessárias;
V - avaliar o desempenho das unidades ou dos servidores
subordinados e responder pelos resultados alcançados, bem
como pela adequação dos custos dos trabalhos executados;
VI - orientar e acompanhar as atividades dos servidores
subordinados;
VII - opinar e propor medidas que visem ao aprimoramento
de sua área;
VIII - manter:
determinações ou representando às autoridades superiores,
conforme o caso;
IX - providenciar a instrução de processos e expedientes que
devam ser submetidos à consideração superior, manifestando-se,
conclusivamente, a respeito da matéria;
X - indicar seus substitutos, obedecidos os requisitos de
qualificação inerentes ao cargo, à função-atividade ou à função
de serviço público;
XI - apresentar relatórios sobre os serviços executados;
XII - praticar todo e qualquer ato ou exercer quaisquer das
atribuições ou competências das unidades, das autoridades ou
dos servidores subordinados;
XIII - avocar, de modo geral ou em casos especiais, atribuições
ou competências das unidades, das autoridades ou dos
servidores subordinados;
XIV - em relação ao Sistema de Administração de Pessoal,
as previstas no artigo 38 do Decreto nº 52.833, de 24 de março
de 2008;
XV - em relação à administração de material, requisitar à
unidade competente material permanente ou de consumo.
Artigo 33 - As competências previstas neste capítulo,
sempre que coincidentes, serão exercidas, de preferência, pelas
autoridades de menor nível hierárquico.
CAPÍTULO VII
Do "Pro Labore"
Artigo 34 - Para efeito da atribuição da gratificação "pro
labore" de que trata o artigo 14 da Lei Complementar nº 959, de
13 de setembro de 2004, observadas as alterações posteriores,
ficam caracterizadas como específicas da carreira de Agente de
Segurança Penitenciária as funções adiante discriminadas, destinadas
ao Centro de Detenção Provisória de Nova Independência,
na seguinte conformidade:
I - 1 (uma) de Diretor de Divisão, para o Centro de Segurança
e Disciplina;
II - 9 (nove) de Diretor de Serviço, assim distribuídas:
para cada turno;
cada turno;
Artigo 35 - Para efeito da atribuição da gratificação "pro
labore" de que trata o artigo 10 da Lei Complementar nº 898, de
13 de julho de 2001, observadas as alterações posteriores, ficam
caracterizadas como específicas da classe de Agente de Escolta e
Vigilância Penitenciária as funções adiante discriminadas, destinadas
ao Centro de Detenção Provisória de Nova Independência,
na seguinte conformidade:
I - 1 (uma) de Diretor de Divisão, para o Centro de Escolta e
Vigilância Penitenciária;
II - 4 (quatro) de Diretor de Serviço, para o Núcleo de Escolta
e Vigilância, sendo 1 (uma) para cada turno.
CAPÍTULO VIII
Da Gratificação por Comando de Unidade Prisional
- COMP
Artigo 36 - Para fins de atribuição da Gratificação por
Comando de Unidade Prisional - COMP, instituída pela Lei
Complementar nº 842, de 24 de março de 1998, observadas as
alterações posteriores, o Centro de Detenção Provisória de Nova
Independência fica classificado como COMP II.
CAPÍTULO IX
Disposições Finais
Artigo 37 - As atribuições e competências previstas neste
decreto poderão ser detalhadas mediante resolução do Secretário
da Administração Penitenciária.
Artigo 38 - O Núcleo de Atendimento à Saúde será composto
de pessoal multidisciplinar, com habilitação profissional
na área de saúde, em especial, de médico, cirurgião-dentista,
enfermeiro, farmacêutico e auxiliar de enfermagem.
Artigo 39 - Deverão residir, obrigatoriamente, na área do
Centro de Detenção Provisória de Nova Independência:
I - o Diretor do estabelecimento penal, quando no exercício
de seu cargo;
II - os demais servidores necessários à manutenção da
segurança e disciplina.
Artigo 40 - O fornecimento de refeições, ou do correspondente
em gêneros alimentícios "in natura", aos servidores que
atuam no Centro de Detenção Provisória de Nova Independência,
será realizado nos termos do Decreto nº 51.687, de 22 de
março de 2007.
Artigo 41 - Os bens produzidos no Centro de Detenção
Provisória de Nova Independência, originários de suas atividades
industriais, desde que não destinados especificamente à
comercialização, reverterão, prioritariamente, em seu próprio
proveito ou para consumo e utilização dos demais estabelecimentos
penais.
Parágrafo único - Os bens que não puderem ter a destinação
prevista neste artigo, por excederem às necessidades dos estabelecimentos
penais, por serem facilmente perecíveis ou por não
ser economicamente compensador o seu transporte, poderão ser
ofertados ao público por preços e condições de venda segundo
critérios a serem fixados em portaria do Coordenador.
Artigo 42 - O almoxarifado do Centro de Detenção Provisória
de Nova Independência exercerá o controle dos bens a que se
refere o artigo 41 deste decreto, na forma da legislação em vigor.
Artigo 43 - As despesas decorrentes da aplicação deste
decreto correrão à conta de dotações próprias consignadas no
orçamento vigente.
Artigo 44 - Fica acrescentado ao artigo 7º do Decreto nº
57.688, de 27 de dezembro de 2011, o inciso XL, com a seguinte
redação:
“XL - Centro de Detenção Provisória de Nova Independência.”.
Artigo 45 - Este decreto entra em vigor na data de sua
publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 11 de setembro de 2018
MÁRCIO FRANÇA
Lourival Gomes
Secretário da Administração Penitenciária
Aldo Rebelo
Secretário-Chefe da Casa Civil
Saulo de Castro Abreu Filho
Secretário de Governo
Publicado na Secretaria de Governo, aos 11 de setembro
de 2018.
Pesquisadora critica política do DPME de negar afastamentos, que potencializa riscos de agravamento da saúde para funcionários e sobrecarrega atendimento ao público
A saúde do servidor público paulista respira por aparelhos. E a nefasta política de negação de licenças médicas adotada pelo governo do Estado ao longo dos últimos anos tem feito com que os funcionários temam cada vez mais pelo seu futuro e o de suas famílias. É o que atesta pesquisa elaborada pela Bacharel em Ciências do Trabalho e auxiliar de enfermagem Janaína Luna, diretora regional do SindSaúde em São Paulo.
Nesse estudo, a profissional de saúde compilou dados sobre o número de afastamentos de funcionários divulgados pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado(DPME) para mostrar quão prejudiciais para o trabalhador tem sido a postura do órgão. Não afastados e sob pressão das responsabilidades inerentes a sua labuta, eles adoecem ainda mais não apenas seu organismo, mas também suas finanças.
Na opinião de Janaína Luna, os problemas começaram a se agravar em 2014, quando houve uma mudança no sistema de marcação de consultas para a solicitação de perícias. Nesse momento, os pedidos passaram a ser feitos virtualmente, sem o devido treinamento dos funcionários responsáveis, o que acarretou na perda de prazos legais e de gigantescos prejuízos para a vida funcional e social dos servidores então adoecidos.
Já em 2016, um novo golpe atingiu os servidores. Uma orientação geral feita aos Departamentos de Recursos Humanos(DRHU) das secretarias pela Unidade Central de Recursos Humanos, vinculada à Secretaria de Planejamento, determinou que os afastamentos cujas perícias ainda não tivessem sido publicadas oficialmente deveriam contar como faltas injustificadas.
“A partir do momento em que a licença negada se transforma em faltas injustificadas, é gerado um transtorno financeiro enorme para esses trabalhadores, já que seus salários não são pagos. Nesse caso, as publicações das faltas se dão em tempo hábil para suspender os vencimentos, enquanto que aqueles que por algum motivo não tiveram seus salários suspensos têm seus nomes incluídos na dívida ativa do Estado por pagamentos indevidos, o que provoca a criação de dívidas impagáveis para a renda dessas pessoas”, explica.
Na opinião de Janaína Luna, a maior parte dos trabalhadores que têm suas licenças negadas “desconhece o real motivo dessa negativa”. As publicações são feitas no Diário Oficial e têm como referência resoluções editadas pelo próprio DPME, “o que na prática torna as informações subjetivas, confundindo os servidores e impedindo que eles possam corrigir os possíveis erros futuros e até mesmo pedidos de reconsideração e recursos”.
Dados comprovam aumento no número de servidores que tiveram afastamentos negados
De acordo com os dados colhidos pela pesquisadora, somente na Secretaria Estadual de Saúde, em 2014, o equivalente a 46% dos funcionários efetivos estavam afastados de suas funções em decorrência de licenças médicas. Em 2015, o número de pedidos de afastamento subiu 49% em relação ao ano anterior, com uma redução de 1.169 servidores do efetivo total da pasta.
A partir de 2016, a taxa de pedidos de afastamento negados se manteve e houve um aumento exponencial na quantidade de licenças negadas e que não tiveram sequer questionamento por parte dos servidores afetados, incríveis 284% ante 2015.
Por esses motivos, a pesquisadora defende mudanças não apenas nas formas das concessões de licenças mas no conceito sobre a relação saúde e trabalho do departamento como um todo. “Conceder a cada perícia sua relevância e proporcionalidade é fundamental, porque a análise de documentos por parte do DPME não pode ser superior à avaliação da doença que acomete o servidor não afastado.
Ainda conforme elucida Janaína, o DPME “precisa assumir o papel de fiscalização e de produção de informações que vise a melhoria das condições para a promoção de saúde dos trabalhadores, das condições de trabalhos, propondo ações para a melhoria dessas condições”, além de promover uma real fiscalização do cumprimento do tratamento das doenças que atingem os servidores.
A sindicalista acredita que o grande número de afastamentos de funcionários prejudica também o atendimento à população devido ao déficit nos quadros de cada secretaria.
“Quem depende dos serviços públicos é afetado na qualidade da assistência, pois muitos usuários são atendidos por profissionais fisicamente ou psiquicamente debilitados, que não conseguem garantir uma assistência integral e com qualidade”, atesta Janaína Luna.
A pesquisadora entende que essa diminuição nos quadros de efetivo precariza os serviços, que são redistribuídos e geram uma sobrecarga aos demais trabalhadores, o que torna as atividades ainda mais insalubres para todos os funcionários.
Lavínia
Foram três apreensões na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" no último fim de semana, sendo duas no sábado e uma no domingo. No sábado, 08/09, visitante, companheira de sentenciado, foi surpreendida tentando ingressar com fios de estanho, o qual estava camuflado nas alças da sacola na qual trazia pertences. A apreensão ocorreu em virtude do equipamento de raios X ter apontado a presença do objeto. Na segunda apreensão do dia, agentes encontraram nove porções de maconha e 12 pedaços de papel de de droga sintética conhecida no interior dos presídios como “K4”, os quais estavam camuflados dentro de chinelos trazidos pela mãe de outro sentenciado.
No domingo, 09/09, novamente graças a ação dos servidores da unidade, visitante foi surpreendida tentando ingressar com dois mini aparelhos telefônicos celulares, um de cor preta e outro da cor dourada. Os aparelhos celulares estavam ocultados no interior da vasilha plástica contendo arroz que a visitante trazia ao seu companheiro. A presença do ilícito foi constatada durante a inspeção do material no equipamento de raios-x. A visitante foi questionada sobre o fato, o qual confessou que trazia os objetos ilícitos a pedido de seu companheiro.
Pracinha
No sábado, 0809, na Penitenciária de Pracinha, agentes encontraram droga sintética K 4 oculta em sandália de companheira do sentenciado da unidade. No dia seguinte, 09/09, durante a revista na alimentação trazida por outra visitante, os servidores também encontraram maconha em vasilha de bolo trazida por visitante.
Valparaíso
No sábado, 08/09, na Penitenciária de Valparaíso, agentes desconfiaram das imagens obtidas por meio de aparelho scanner corporal da unidade, que indicavam imagem um objeto suspeito na região das partes íntimas de companheira de sentenciado da unidade. Indagada, a visitante confessou estar com um invólucro, que retirou reservadamente no banheiro feminino da unidade. Aberto, ele continha cocaína.
Pacaembu
Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, no domingo, 09/09, agentes encontraram quatro chips de aparelho de telefonia celular e seis jogos completos de baralho, escondidos no interior da vasilha de alimentos trazida por companheira de sentenciado.
Junqueirópolis
Foram duas apreensões na Penitenciária de Junqueirópolis no último fim de semana, sendo uma no sábado, 08/09 e uma no domingo, 09/09. No sábado ao submeter irmã de sentenciado por procedimento de revista no aparelho de scanner corporal, servidores perceberam a presença de um objeto em suas partes íntimas. Questionada, a visitante retirou o referido objeto espontaneamente na presença de duas servidoras. Após averiguação ficou constatado tratar-se de um aparelho do tipo micro celular. No dia seguinte, durante o procedimento de revista no setor de portaria de irmão de outro sentenciado, agentes perceberam a presença de um objeto metálico no cós da calça. Diante do questionamento dos servidores acerca do objeto o visitante supracitado retirou o objeto espontaneamente, ficando constatado tratar-se de um fone de ouvido.
Presidente Bernardes
No sábado, 08/09, três visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com objeto proibido e substâncias ilícitas na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Durante procedimento de revista no scanner corporal, foi constatado que uma visitante estava com algo anormal em sua genitália. Na ocasião, a mesma informou que se tratava de um aparelho de telefonia celular, prontificando-se em retirá-lo.
Pouco depois, durante o procedimento de revista na bolsa de alimentos que outra visitante trazia para o seu companheiro, foi encontrado um saquinho plástico contendo bombons, dentro dos quais havia porções de maconha, e porções de um pó branco, aparentemente “cocaína”. Mais tarde, durante o mesmo procedimento em revista de alimentos, foi encontrado com outra visitante, um saquinho plástico contendo balas, sendo que dentro das mesmas, havia porções de maconha e porções de cocaína.
Martinópolis
Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, no sábado, 08/09, esposa de sentenciado da unidade tentou ingressar com um invólucro inserido na região genital, que continha cocaína.
Mirandópolis
Na Penitenciária I "Nestor Canoa" de Mirandópolis, foram duas apreensões no sábado, 08/09. Durante a revista nos pertences companheira de sentenciado, foram apreendidos 14 invólucros contendo maconha, ocultos em meio ao alimento que estava acondicionado em uma vasilha de plástico. Durante a revista nos pertences de irmão do sentenciado, foram apreendidos mais 15 invólucros contendo maconha, também ocultos em meio ao alimento que estava acondicionado em uma vasilha de plástico. Ao ser indagado acerca dos objetos, o visitante afirmou desconhecer o seu conteúdo. Na sequência, foi encaminhado à Delegacia de Polícia do Município para as devidas providências.
Já na Penitenciária II "ASP Lindolfo Terçariol Filho" de Mirandópolis, ocorreu no sábado, 08/09, a apreensão de uma caixa de baralho, que se encontrava dentro da sacola em posse de companheira de preso da unidade.
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