Em uma atitude incompreensível para qualquer um que conheça como funciona o enfrentamento diário contra o crime organizado a SENASP( Secretaria Nacional de Segurança Pública) abriu inscrições para uma pós-graduação de combate ao crime organizado deixando em segundo plano os Policiais Penais.
O edital do o processo seletivo para a pós-graduação em Inteligência e inovação aplicadas no enfrentamento ao crime organizado ignora solenemente as inestimáveis contribuições dos Policiais Penais na questão de inteligência que permitiram a deflagração das operações ETIUS e ECHELON , os planos para o sequestro de autoridades além da recente operação Screen Fake.
Segundo o edital “O processo seletivo destinará vagas aos integrantes das seguintes corporações: Polícia Militar,Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.” Integrantes das Guardas Municipais, das Polícias Penais Estaduais e da Polícia Penal Federal poderão concorrer às vagas remanescentes(grifo nosso).
Hoje como qualquer um que estude crime organizado sabe que boa parte da inteligência sobre as maiores organizações criminosas do país é obtida pela atuação dos Policiais Penais o que torna indesculpável a atitude da SENASP. Além do mais, a Secretaria ignora o texto constitucional que insere a Polícia Penal como parte integrante da segurança pública do país.
Dada a origem prisional das maiores ORCRINs do Brasil o conhecimento produzido pelos Policiais Penais, fruto de seu convívio diário com os faccionados é de um valor inestimável à segurança da nação.
Ao que parece a SENASP, como nos governos anteriores segue ignorando o sistema prisional e seus profissionais como um instrumento poderoso e inestimável no combate ao crime organizado.
A diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos se contradiz ao declarar que "O crime organizado é uma das ameaças mais complexas à segurança pública, e enfrentá-lo requer estratégias inovadoras e integradas”, pois é impossível desenvolver estratégias integradas de combate ao crime organizado sem levar em conta os Policiais Penais.
O anúncio da SENASP pode ser acessado em : https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/senasp-abre-inscricoes-para-pos-graduacao-de-combate-ao-crime-organizado
O edital está disponível em : https://inteligenciaeinovacao.paginas.ufsc.br/files/2025/01/EDITAL-DE-ABERTURA-N%C2%BA-001_2025_EGC_CTC_UFSC.pdf
É com imenso pesar que o SIFUSPESP comunica o falecimento do Policial Penal aposentado João Roberto aos 61 anos vítima de um AVC, deixando mulher e filha.
João iniciou sua carreira em 1994 e se aposentou na PI de Itapetininga.
Aqueles que trabalharam com João Roberto o consideravam um ótimo companheiro de trabalho e amigo.
Neste momento de perda o SIFUSPESP apresenta seu mais sinceros pêsames a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de João Roberto.
É com imenso pesar que o SIFUSPESP comunica o falecimento do Policial Penal Moacir Machado da Silva na manhã de hoje, vítima de uma infecção generalizada.
Moa como era conhecido tinha 52 anos e iniciou sua carreira em 2002, tendo trabalhado na Penitenciária de Dracena,atualmente trabalhava no CDP de Caiuá. Era casado com uma Policial Penal e tinha um filho.
Natural de Mirante do Paranapanema, residia em Presidente Venceslau e foi um dos fundadores da Associação Venceslauense de Judô Kenshin (AVJK).
Era muito estimado pelos colegas e conhecido por sua índole tranquila, sendo considerado um policial exemplar.
Seu velório está sendo realizado na Organização Presidente situada à Av. Dom Pedro II, 35 - Centro, Pres. Venceslau e o sepultamento às 17:30 no cemitério de Presidente Venceslau.
Neste momento de perda o SIFUSPESP vem apresentar suas mais profundas condolências a todos os familiares, amigos e colegas de trabalho de Moacir Machado da Silva.
Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp
Rua Leite de Moraes, 366 - Santana - São Paulo /SP Cep:02034-020 - Telefone :(11)2976-4160 [email protected].