compartilhe>

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira(28), diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, apontou para cenário grave dentro das unidades prisionais, onde muitos trabalhadores mesmo em condições de irem para a inatividade evitam se aposentar por medo de perderem renda

 

por Giovanni Giocondo

Diretores do SIFUSPESP participaram nesta terça-feira(28) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), de uma audiência pública que debateu as principais propostas voltadas a cessar o confisco das aposentadorias dos servidores públicos paulistas. Autorizada mediante decreto do ex-governador João Doria desde maio de 2020, a retirada de uma alíquota que varia entre 11% e 16% dos proventos dos trabalhadores inativos e dos pensionistas tem sido um verdadeiro pesadelo para o funcionalismo público.

Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira dialogou com os representantes das outras categorias sobre o verdadeiro drama que tem se abatido sobre muitos dos servidores do sistema prisional que já têm direito a se aposentar, mas que ainda não o fizeram pelo temor de não saberem quanto vão perder na sua renda a partir do momento em que fizerem essa escolha.

“Muitos servidores que já reúnem os requisitos para se aposentarem evitam parar de atuar porque, por ter medo de ganharem menos, continuam na ativa e passam a ter menos qualidade de vida, ficam doentes e sofrem mais porque estão definitivamente preocupados com esse cenário, que é de extrema gravidade. Enquanto os confiscos continuarem, o sistema prisional vai ter problemas na sua gestão de pessoal”, afirmou.

Para Apolinário, o que se vive atualmente nas unidades sob a gestão da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) “é um aprofundamento do déficit funcional cujas lacunas ainda não foram preenchidas pela posse e o efetivo exercício de novos trabalhadores habilitados em concursos públicos dos quais as nomeações aconteceram recentemente”, um quadro de vacância que tende a aumentar com as futuras aposentadorias. 

O evento foi organizado pelo mandato da deputada Professora Bebel(PT), e também contou com a presença do deputado Carlos Giannazi(PSOL). Ambos são autores de propostas legislativas que têm como objetivo pôr fim aos confiscos e tentar reverter a situação de calamidade aplicada pelo governo do Estado sobre a vida dos servidores aposentados e dos pensionistas.

Frente à grande contribuição dos parlamentares para manter acesa a chama da luta pelos direitos daqueles integrantes do funcionalismo que tanto contribuíram para o bem estar da população ao longo de grande parte de sua trajetória de vida, o diretor de Saúde do SIFUSPESP elogiou a postura de união de todas as categorias criada durante a audiência, que reforçou o sentimento visto ao longo do acampamento montado pelo Fórum Penitenciário Permanente em frente à Alesp, ao longo do mês de maio.

“Entendemos que a mobilização de todos os servidores e seu diálogo focado na batalha por direitos tem sido o principal elemento de obtenção das vitórias dentro da Assembleia. Se nós, policiais penais, conseguimos importantes conquistas graças aos protestos que fizemos, a hora é de agregar ainda mais forças ao lado de nossos colegas de outras áreas, até o fim do confisco, exigindo respeito e dignidade para com os aposentados”, concluiu.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp