Falta de ronda armada, coloca a vida de Policiais Penais em risco.
Na tarde de quarta-feira 22 o Policial Penal A.JSR de 41 anos estava fazendo a ronda na unidade quando notou um veículo suspeito com três suspeitos no seu interior, ao se aproximar foi agredido por um deles Maycon da Silva Santos, ato contínuo o motorista do veículo avançou com o mesmo sobre o policial atingindo sua perna, mesmo ferido ele conseguiu deter o suspeito Maycon enquanto o veículo empreendeu fuga.
Na ação dois detentos conseguiram escapar: Eduardo Henrique Gonçalves e Junior Cesar de Souza Santos.
O Policial teve ferimentos leves.
Maycon apontou apenas o vulgo de um dos envolvidos: killer, recusando-se a indicar o nome dos outros envolvidos e responderá pelo crime de fuga de presos cometido em grupo, com pena de dois a seis anos de prisão.
Este fato só vem corroborar a reivindicação do SIFUSPESP e do Fórum Penitenciário permanente de ronda armada nos semiabertos.
A precariedade do quadro de AEVPs tem impedido a SAP de implementar a ronda armada em todos os semi abertos, o que junto ao déficit funcional de ASPs agrava a situação.
A multiplicação de incidentes violentos em unidades de semi aberto chama atenção para esta reivindicação histórica do SIFUSPESP, a implementação das rondas em todos os CPPs porém só será possível com a contratação dos aprovados no concurso de AEVP 2014.
O governo deve entender que a defasagem do quadro funcional da SAP cada vez mais coloca a vida e integridade física de funcionários e da população em risco.