compartilhe>

Contrato anterior com a Santa Casa da cidade não foi renovado em 2019, o que levou a queda na qualidade do atendimento para servidores. Para a diretoria de Saúde do SIFUSPESP, região precisa com urgência de hospital credenciado para que consultas, cirurgias e outros procedimentos médicos sejam retomados e desafoguem outras cidades

 

por Giovanni Giocondo

A superintendência do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE), reabriu na última sexta-feira(26), em publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital para credenciamento de prestadores de serviço de assistência à saúde para atendimento hospitalar no município de Presidente Prudente.

A medida visa a estabelecer um novo convênio com hospitais da região, onde desde novembro de 2019, com a não renovação do contrato entre o instituto e a Santa Casa da cidade, os servidores da região passaram a sofrer com uma forte carência na marcação de consultas e cirurgias eletivas, entre outros procedimentos clínicos. Apenas os procedimentos de urgência e emergência  têm sido feitos com regularidade.

Em maio de 2021, o IAMSPE já havia aberto o mesmo edital, mas na ocasião não houve interessados em firmar o convênio. Atualmente, de acordo com o instituto, os municípios de Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Rancharia  e Santo Anastácio são alternativas de atendimento hospitalar para os usuários.

O entendimento do SIFUSPESP é que a demanda dos servidores dessa região é muito superior à capacidade de prestação de serviços de saúde nessas cidades, e por essa razão  o credenciamento em Prudente precisa ser feito o mais rápido possível.

A Diretoria de Saúde do sindicato, que participou de uma audiência pública sobre a situação do atendimento da saúde dos servidores em Presidente Prudente na véspera da reabertura do edital, acredita que este debate e outras cobranças recentes feitas pelo sindicato e pela Comissão Consultiva Mista(CCM) do IAMSPE foram fundamentais para fazer com que a superintendência se movimentasse.

Para o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário  Vieira, o trabalho que está sendo feito pelos sindicatos e entidades de servidores já deu resultado, ainda que não definitivo. “A audiência e outros atos públicos mostraram à população o que  está acontecendo em Presidente Prudente, além de pressionar o governo. O momento agora é de reivindicar mais, não medir esforços para credenciar um novo hospital e continuar a lutar para que o atendimento seja retomado com qualidade em toda a região”, afirmou.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp