compartilhe>

A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos exames preventivos e ao tratamento, a fim de reduzir a mortalidade feminina

 

por Marc Souza

O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês de conscientização e de ações que visam a combater o câncer de mama. Criado no início da década de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos exames e ao tratamento, a fim de reduzir a mortalidade feminina.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Em razão da doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. A percepção é fácil, pois forma-se um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Porém, é muito importante destacar que nem todo caroço é câncer de mama, daí a necessidade fundamental de acompanhamento médico.

Um ato muito importante e que ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama é o autoexame das mamas realizado pela própria mulher, com o apalpamento dos seios. Esse ato ajuda no conhecimento do próprio corpo, e pode ajudar no descobrimento de alguma anormalidade. Porém, não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.

Assim, é muito importante que toda mulher a partir dos 40 anos procure um ambulatório médico ou centro de saúde para realizar o exame clínico das mamas e todas as mulheres acima de 50 anos realizem o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo se não tiverem os sintomas.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significativamente as chances de cura. No total, 95% dos casos identificados em estágio inicial resultam na recuperação total da paciente. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Se você ainda não procurou uma unidade médica para realizar o exame das mamas, procure. O exame é simples, rápido e salva vidas.

Afinal, um toque pode salvar sua vida!

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp