compartilhe>

Manifestantes estão concentrados desde às 5h em frente ao Palácio dos Bandeirantes cobrando uma resposta definitiva do governo João Doria sobre a situação

 

Por Flaviana Serafim
Imagens: Giovanni Giocondo

Dezenas de remanescentes dos concursos de 2014 para Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) e Agentes de Escolta de Vigilância Penitenciária (AEVPs) fizeram protesto nesta sexta-feira (28), em frente ao Palácio dos Bandeirantes. Concentrados com faixas e cartazes desde às 5h em frente à sede do governo estadual, os candidatos que passaram no concurso reivindicam que a gestão João Doria (PSDB) dê uma resposta definitiva sobre a situação após cinco anos em que aguardam as nomeações. 

De acordo com um dos concursados que participaram do ato público, o protesto é para dar visibilidade à situação que enfrentam. Ele criticou a falta de esclarecimentos do governo porque Doria já disse à imprensa que faria as convocações, mas até o momento nada aconteceu.

Como as nomeações não ocorrem há seis meses, a Escola de Administração Penitenciária (EAP) está vazia, todas as turmas se formaram e os concursados conhecem o déficit de funcionários que existe no sistema prisional. Desde a última convocação, mais de 300 servidores penitenciários saíram da ativa. 

“Um dia eles dão uma declaração, depois dão outra falando que o sistema penitenciário não vai mais crescer dessa forma, mas sim na de Parceria Público- Privada. Está havendo um desencontro de informação e o que buscamos é um cronograma de convocações. Só queremos uma resposta e temos esse direito. Estamos  há cinco anos sofrendo nessa batalha, queremos nossa nomeação e sabemos que o Estado precisa de mais agentes penitenciários”, disse o concursado em entrevista ao SIFUSPESP. 

O manifestante também falou sobre o sofrimento dos cinco anos de espera pela nomeação:

“Viver nessa expectativa é complicado, muito difícil. Muitos concursados perderam o emprego na fase de investigação social e não conseguiram mais trabalho. Nós vivemos nessa expectativa porque antes a situação era de convocações seguidas a cada vez que a EAP ficava vazia, e agora são oito meses sem nomeações. Não só nós vivemos isso, como nossas famílias, todo mundo sofre com a gente. São 1.117 candidatos remanescentes e a família de todos sofrendo também”, relatou o concursado.

Presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Jabá, parabenizou os concursados pela coragem da iniciativa e ressaltou que hoje o déficit de ASPs chega a 12 mil e dos AEVPs  outros cerca de 6 mil. “Precisamos urgentemente da convocação desses concursados. Isso influencia diretamente as condições de quem está trabalhando, pois hoje o servidor está tomando conta, sozinho, de até 400 presos”, criticou o sindicalista.

Confira o vídeo:

Na avaliação do dirigente, apesar das resistências e das afirmações confusas do governo estadual, o diálogo com a gestão Doria é necessário e urgente. Na quarta-feira (26), o sindicalista conversou pessoal com o vice-governador, Rodrigo Garcia, na Assembleia Legislativa e na oportunidade cobrou diálogo sobre a extensa pauta de reivindicações da categoria, que inclui a chamada dos concursados.

Garcia se comprometeu a dialogar e no mesmo dia a direção do SIFUSPESP enviou ofício para formalizar o requerimento da reunião. Até o momento o sindicato não recebeu confirmação de agenda do governo e segue cobrando resposta.

Até o fechamento desta reportagem, os manifestantes aguardavam em frente ao Palácio dos Governos na expectativa de que o governo estadual receba uma comissão para dialogar.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp