Uma das funções da atividade sindical é manter a categoria informada. Pensando nisso, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo fez importantes alterações na sua política de comunicação com a categoria.
“A intenção é fornecer o máximo possível de informação de qualidade para os servidores”, diz Adriano Rodrigues dos Santos, diretor de Comunicação do SIFUSPESP. O fluxo de matérias inseridas no site aumentou consideravelmente desde junho, com a adoção da nova política de comunicação formulada pela atual gestão. No primeiro mês foram postadas 56 matérias no site; em julho, 71. O resultado veio rápido: de 01 a 31 de julho, registramos 157 mil visualizações.
Mais um dado interessante: desde que o atual site do sindicato entrou no ar, em 01 de julho de 2011, até o dia 31 de julho de 2013, suas matérias já foram visualizadas 4.065.283 vezes. 696.462 pessoas acessaram o site no período (esse dado informa apenas novos visitantes, sem contar as pessoas que fazem ao menos uma segunda visita). Segundo o provedor do site, este é um recorde entre seus clientes sindicais.
“Estamos informando mais sobre as atividades sindicais, as visitas que realizamos às unidades, as vitórias jurídicas alcançadas pelos servidores com apoio do sindicato. Mas estamos investindo mesmo é nas matérias elucidativas, que explicam ao servidor os seus direitos e suas obrigações, e como proceder diante dos problemas que surgem”, explica Adriano.
REDES SOCIAIS
A comunicação do sindicato se adequou às redes sociais. Diariamente são postadas no facebook do sindicato todas as matérias que constam no site, além de todas as publicações do Diário Oficial que dizem respeito à categoria, ou que são válidas para os servidores de maneira geral. Também são postadas notícias divulgadas na imprensa e de interesse público geral.
“Desde junho estamos mantendo um número mínimo de 300 postagens mensais na nossa página do facebook, com notícias de fontes confiáveis que sejam de interesse do servidor do sistema prisional. Além disso, no facebook conseguimos ter uma interação imediata com a categoria, o que é muito interessante para que possamos saber as opiniões das pessoas, discutir ações e novidades, obter sugestões de melhorias, tirar dúvidas, e esclarecer boatos lançados com o intuito de denegrir a imagem da categoria e/ou do sindicato”, analisa o Diretor de Comunicação do SIFUSPESP.