O agente de segurança penitenciária (ASP) Rodrigo Barella foi executado, na noite desta quinta (16/07), quando retornava de seu plantão no CDP de Campinas. Lotado na enfermaria da unidade, o agente estava parado em um semáforo no entroncamento da rodovia Anhanguera com a Dom Pedro quando uma moto se aproximou e efetuou vários disparos, acertando o ASP na cabeça. Barella trabalhava há apenas dois anos como ASP.
Em protesto pela quarta execução de agente neste ano, e a décima segunda entre 2014 e 2015, os servidores do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia e da Penitenciária de Valparaíso estão paralisados nesta sexta (17/07). Presos do CDP de Campinas e Hortolândia não foram liberados para trabalhar e as visitas estão suspensas durante o final de semana. Em Valparaíso, os presos estão na tranca.
O SIFUSPESP apoia a iniciativa dos servidores e presta seus sentimentos para a família do ASP. O corpo do agente será encaminhado para Birigui, onde deverá ocorrer o seu velório e enterro. O sindicato lembra que existe autorização da SAP para liberação e transporte de funcionários, emcaso de assassinatos/execuções.
Atualização
O corpo do ASP deve chegar nesta sexta (17/07), às 20h, para ser velado no velório do ASP no Velório da Bom Pastor, rua da Saudade, 1041, no Centro de Birigui . O enterro será no Cemitério Municipal de Birigui, neste sábado (18/07), às 10h.
Matéria do SBT com entrevista do coordenador regional de Campinas, José Edgar Machado: https://www.youtube.com/watch?v=dA4K79zT_zw