De agosto para cá, três agentes do sistema prisional paulista foram assassinados, e outros três conseguiram escapar da morte nas mãos de bandidos. Esse é o triste quadro da realidade para a categoria. Um quadro que precisa ser revertido já, para que não existam novas vítimas.
Em virtude desses acontecimentos, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) convoca, em regime de urgência, a sua Diretoria Executiva para uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, dia 11, às 10h. O objetivo é tirar deliberações sobre o que o sindicato pode fazer diante dessas ocorrências, para garantir a segurança dos servidores.
Outro questionamento que será posto na reunião é se a explosão de um artefato hoje em Valparaíso pode mesmo ser consequência do final de semana em que a SAP proibiu a revista íntima, mesmo sem equipamentos adequados instalados nas unidades. Isso explicaria como a pólvora usada no artefato entrou na Penitenciária de Valparaíso.
Os advogados do sindicato estarão presentes na reunião, para que se discuta as ações jurídicas que possam ser adotadas nestes casos.