Regional de Presidente Prudente visita a unidade e encontra melhorias
Representantes sindicais da regional de Presidente Prudente estiveram nas Penitenciárias de Paraguaçu Paulista e Assis. As visitas aconteceram na semana passada (25), e foram importantes para aproximar os funcionários da luta sindical em benefício de toda a categoria que há muito está esquecida pelo governo do estado de São Paulo.
A primeira parada dos dirigentes sindicais foi na unidade de Paraguaçu Paulista (veja a matéria). Logo após, os representantes do SIFUSPESP seguiram para Penitenciária de Assis onde foram muito bem recebidos pelo Diretor Geral e funcionários da portaria.
O Coordenador na regional de Presidente Prudente, James Douglas Passianoto e o Segundo Tesoureiro, Apolinário Gentil Leite Vieira, iniciaram a visita conversando com servidores da portaria. Foi demonstrada, por parte dos funcionários, uma insatisfação pelo valor do reajuste da categoria, de 7%. James Douglas afirmou que o sindicato, assim como a categoria, está insatisfeito, e deverá iniciar em breve as assembleias para discutir nova mobilização.
A conversa com o Diretor da unidade foi mais branda. Os problemas relatados sobre a unidade são os mesmos que a maioria dos presídios do estado de São Paulo: superlotação carcerária, que em Assis está passa do dobro da capacidade e déficit de funcionários. O Diretor, Mauro Lima, aproveitou para fazer um relato da situação precária da unidade antes da sua gestão. Fez questão de mostrar as melhorias que fez na Penitenciária, uma delas, o refeitório dos funcionários, ambiente adequado para o cumprimento do horário de almoço.
"Por conta do horário não foi possível entrar nos raios para falar com os outros funcionários, mas firmamos o compromisso de visitar por mais vezes a Penitenciária, pois vimos a necessidade da presença sindical dentro da unidade", comenta James Douglas.