Duas penitenciárias da região de Sorocaba foram visitadas na quarta-feira 30, por representantes e colaborador do sindicato. A primeira visita aconteceu na PII de Itapetininga na qual foram avaliadas as condições físicas da unidade, e contou com a presença do Coordenador da regional de Sorocaba, Silvio Roberto Pinheiro, o Coordenador Adjunto Geraldo José de Arruda, e o colaborador Marcos Aurélio.
Houve conversa com a diretoria e funcionários que fizeram denúncias e solicitam melhorias nas condições de trabalho e políticas públicas. Os funcionários demonstraram aos representantes sindicais o desejo de estreitar os laços com o SIFUSPESP. "Reafirmamos nosso compromisso de estar presente sempre que necessário, e tivemos uma conversa no sentido de mostrar a importância de uma maior participação da categoria junto ao sindicato para o crescimento e fortalecimento da luta em benefício da categoria", conta Geraldo Arruda.
A Penitenciária é antiga e cheia de problemas estruturais, o que demanda reforma urgente. De acordo com a direção da unidade, o pedido de reforma já foi feito, mas os valores dos recursos SAP para a aquisição de materiais precisam ser rediscutidos.
Outro problema apontado é a dificuldade no atendimento hospitalar. Os funcionários contaram que 99% deles mora em Itapetininga e usa o IAMSPE; mas só há clínica credenciada para realizar exames a uma distância de mais de 70 Km, na cidade de Sorocaba. Isso faz com que muitos desistam do plano e paguem exames particulares.
Será feito um relatório pelo SIFUSPESP com as necessidades da PII e as reivindicações dos funcionários para que seja entregue e cobrado aos órgãos competentes. O SIFUSPESP informa também aos servidores de Itapetininga que há atendimento jurídico do sindicato na cidade na última sexta-feira de cada mês. O atendimento acontece no Sindicato dos Rodoviários (Rua Virgílio de Rezende, 866, Centro).