O SIFUSPESP - sindicato que representa todas as categorias do sistema prisional paulista - está se mostrando presente dentro das unidades nas diversas regiões do estado de São Paulo. Na última quarta-feira 25, os representantes da região de Presidente Prudente estiveram presentes na Penitenciária de Paraguaçu Paulista e conversaram com funcionários de plantão, respondendo aos questionamentos dos servidores além de buscar resolver uma pendência da unidade.
A primeira unidade a ser visitada pelos dirigentes sindicais foi a Penitenciária de Paraguaçu Paulista. O Coordenador do SIFUSPESP de Presidente Prudente, James Douglas Passianoto, e o Segundo Tesoureiro, Apolinário Gentil Leite Vieira, fizeram reunião com os agentes penitenciários nos raios da unidade. Os funcionários questionaram sobre reajuste salarial, diminuição de classes e unificação dos sindicatos.
No dia 03 de setembro o SIFUSPESP levou ao Secretário da SAP a lista de reivindicações, na qual consta o requerimento para redução de classes. O Coordenador James Douglas asseverou que além da lista de reivindicações, a diminuição de classes foi uma das bandeiras levantadas no dia do Ato.
Já sobre a unificação dos sindicatos, James respondeu que esse sempre foi o desejo do SIFUSPESP, porém, infelizmente as propostas e objetivos ainda não são convergentes entres as entidades. James também lamenta as provocações e campanha de desmobilização feita por outra entidade sindical: "Temos que colocar as necessidades dos nossos servidores sempre em 1º lugar, para isso que os representamos", afirmou.
Após falar com os funcionários nos raios, os dirigentes sindicais também conversaram com o diretor da Penitenciária. Além da questão salarial e das lutas do SIFUSPESP em prol da categoria, foi conversado com o diretor sobre a reserva de um espaço adequado para a hora de almoço. O Diretor João Fernandes Torres Mentes apresentou o projeto (planta) para a construção de uma nova sala, porém a obra ainda não tem data para ser iniciada.
Os representantes sindicais saíram satisfeitos da visita. "É muito bom ver que os servidores estão interessados na nossa luta. A visita foi bem positiva, inclusive firmamos o compromisso de visitar a unidade com mais frequência", informa o Segundo Tesoureiro Apolinário Gentil.
foto: Segundo Tesoureiro, Apolinário Gentil Leite Vieira e Coordenador James Douglas Passianoto