Os problemas do sistema prisional paulista todos nós, trabalhadores, conhecemos. E também já expomos para quem quis saber, através da imprensa durante a greve ou em audiência pública na ALESP. É hora então de partir para uma nova etapa: a de apresentar soluções para os problemas, coisa que o governo estadual nunca fez.
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo convida todos os servidores para colaborarem no projeto Por um Sistema Prisional Justo e Eficaz. A ideia é reunir sugestões dos trabalhadores que convivem com os problemas e conhecem a realidade do sistema prisional paulista e elaborar um documento abrangendo todas as sugestões.
Não se trata de reivindicações. A questão é pensar em como tornar o sistema atual em um sistema prisional que seja justo com todos os seus elementos – trabalhadores, presos, visitantes, diretores – e eficaz na questão da segurança e no seu papel de reeducador, se for o caso. Isso envolve a participação dos profissionais que atuam na segurança, na área operacional e administrativa, na saúde, na assistência.
A partir de 2 de junho, o sindicato disponibilizará um endereço específico de email para receber as sugestões para solução dos problemas do sistema. Cada solução deve ser explicada e fundamentada. Por exemplo: sobre o déficit de funcionários, não adianta sugerir simplesmente a contratação de funcionários; deve-se estipular (com fundamento) um número mínimo de funcionários de acordo com o tipo de unidade ou com a população carcerária.
Outro exemplo: no que tange a valorização dos profissionais, também não adianta sugerir “salário de tantos reais” simplesmente. O ideal é se pensar em escalonamentos de carreira que sejam viáveis com estipulação de um índice salarial para cada nível – e isso, de preferência, estipulado para cada categoria.
O documento resultante dessa coleta de sugestões deverá ser apresentado a todos os candidatos a governador de São Paulo. Ele será enviado para todos, e depois temos a intenção de convidar todos os candidatos para que, em dias diferentes, falem sobre o que eles propõem para o sistema prisional paulista e discutam conosco a nossa proposta.
Participe!