Ontem foi realizada uma reunião do Fórum das centrais sindicais com o objetivo de discutir os retrocessos que podem ser impostos com a PEC 66/2023.
A PEC que teria como objetivo a renegociação das dívidas de estados e municípios esconde ataques contra os servidores públicos.
A PEC obriga os estados a regulamentar seu Regime Geral de Previdência Social (RPPS) segundo as normas da EC 103 (reforma da previdência)embora isso já tenha ocorrido em São Paulo durante o governo Dória, o golpe é mais sutil.
Temendo que o STF anule pontos inconstitucionais da reforma da previdência e com o julgamento da inconstitucionalidade do art. 26, § 2º, III, da EC nº 103/2019 que lesou os pensionistas veem se articulando outras formas de lesar os servidores, garantindo mais dinheiro no caixa dos estados e municípios.
O senado embutiu na PEC a retirada do prazo até 2029 para que as dívidas dos entes públicos sejam quitadas com seus credores, ou seja a PEC 66 ataca diretamente todos os que têm precatórios a receber basicamente legalizando o calote contra os trabalhadores.
A PEC foi aprovada no senado e agora está tramitando na câmara, o SIFUSPESP vai acompanhar a tramitação e continuará pressionando os deputados através da FENASPPEN.Se necessário iremos convocar os Policiais Penais para nos manifestarmos e impedir que mais esta maldade seja implementada contra os Políciais.