compartilhe>

Mesmo com um aumento de 15% na arrecadação do Estado, o governo Tarcísio ainda investe menos na SAP que o governo Dória.

 

Devido a redução dramática no quadro de pessoal, o reajuste da Polícia Penal a ser pago no salário de fevereiro vai impactar em apenas 5,84% as despesas de pessoal da secretaria.

Para termos uma ideia, o reajuste de 6% dado em 2023 gerou um aumento de 13,37% das despesas de pessoal da secretaria, mais que o dobro do impacto orçamentário da reestruturação da carreira.

Quando João Dória assumiu o governo do estado em 2019, com um orçamento herdado do Governador Marcio França, a SAP representava 1,93% das despesas do Estado de São Paulo, deste montante 66,83% eram destinados à folha de pagamento.

No orçamento de 2023 a SAP representava apenas 1,51% das despesas do estado, fruto de uma política de sucateamento implementada por Dória e pela redução da população carcerária com as medidas impostas pelo judiciário durante a pandemia.

Hoje apesar da população carcerária ter voltado a crescer e de ter atingido os mesmos patamares de 2021 o orçamento da secretaria é inferior aos 1,65% do último orçamento executado por Dória.

O aumento de 9% no orçamento da secretaria fica longe de possibilitar a recuperação das unidades prisionais que vem se degradando devido a anos de abandono e a contratação de 1100 novos Policiais Penais prevista apenas para 2027 nem de longe supre as perdas de pessoal dos últimos 2 anos.

Este ano frente ao orçamento insuficiente aprovado em 2023 a SAP teve que receber duas suplementações de verba totalizando quase 20 milhões de reais sendo a mais recente feita dois dias atrás em 11 de novembro.

Pelo lado salarial a reestruturação válida a partir de janeiro fica longe de contemplar as elevadas perdas salariais dos últimos anos.

Os profissionais das áreas de saúde, técnicas e administrativa estão em condições ainda piores o que acaba dificultando a retenção de pessoal e piorando o déficit.

Caso o governo deseje enfrentar seriamente o crime organizado terá que pensar em valorizar os Policiais Penais e demais servidores do sistema penitenciário,repor o quadro de pessoal defasado, além de investir de forma séria em infraestrutura.

Caso contrário continuaremos a enxugar gelo.




   






O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp