Preso abriu as algemas e se evadiu dos Policiais Militares.
Na quarta feira dia 06/11 Policiais Penais do CDP de Taiúva impediram a fuga de preso recapturado pela Polícia Militar.
A transferência estava ocorrendo na garagem da unidade próximo ao acesso de visitantes, e portanto fora da área de tiro dos Policiais Penais da muralha.
Quando os PMs abriram a parte traseira da viatura para retirar o preso o mesmo se evadiu, correndo em direção à subportaria.
A subportaria do CDP Taiúva normalmente é guarnecida apenas por uma Policial Penal feminina,porém naquele dia a mesma se encontrava acompanhada de outro Policial Penal pois estava ocorrendo a recepção do “jumbo” entregue pelos visitantes.
O Policial Penal conseguiu dominar o fugitivo e o devolveu à custódia dos militares.
Foi constatado que o preso tinha aberto as algemas enquanto estava no interior da viatura da PM, o que facilitou sua tentativa de fuga.No momento da fuga o preso ainda se encontrava sob a responsabilidade dos PMs.
A entrega de recapturados diretamente nas unidades prisionais é regulada pela Resolução Conjunta SSP/SAP nº 03, de 21 de junho de 2024, porém a mesma não estabelece procedimentos padronizados para a transferência, neste caso o fato da transferência ter ocorrido numa área externa foi determinante para a tentativa de fuga.
A entrega de presos na parte externa das unidades prisionais fragiliza a segurança do processo de transferência e cria riscos desnecessários aos policiais.É fundamental que a SAP e a SSP padronizem o procedimento de forma a evitar que incidentes deste tipo voltem a ocorrer.