compartilhe>

Na noite de ontem (16) durante uma ronda de rotina no pavilhão disciplinar da Penitenciária Wellington Rodrigues Segura em Presidente Prudente, dois Policiais Penais foram atacados com dejetos por um sentenciado.

 

Os Policiais faziam o atendimento do preso de uma das celas do pavilhão quando foram atingidos com pedaços de espuma exarcados com fezes, urina e sangue, os dois agentes foram surpreendidos com a agressão inesperada e atingidos na face e nos olhos  pelo material contaminado enquanto eram ameaçados pelo sentenciado.

 

Devido ao risco de contaminação foi solicitada a aplicação do protocolo de PEP (“Profilaxia Pós-Exposição") para evitar possível contaminação dos policiais pelo vírus do HIV.

 

Embora não tenha havido danos físicos aos Policiais, o impacto psicológico sobre os servidores é intenso em situações como esta devido ao risco de contaminação.

 

Como já denunciamos inúmeras vezes o número de agressões contra Policiais Penais tem aumentado nos últimos meses, a falta de efetivo fragiliza a segurança e torna mais frequente as ações contra os Policiais, uma pesquisa feita no site do SIFUSPESP sobre agressões de janeiro a maio de 2024 foram 203 agressões contra servidores, sendo que 67 delas resultaram em ferimentos.

 

Com o adiamento do concurso para 1100 Policiais Penais em Julho de 2023 sob a justificativa de que a aprovação da Polícia Penal seria iminente o deficit funcional atingiu os maiores níveis em 10 anos, penalizando a todos os que continuam na ativa aumentando a sobrecarga de trabalho.

Cabe lembrar que além de adiar o concurso, a SAP também encerrou os concursos pendentes de AEVP e Área Meio, que poderiam dar um alívio no deficit de trabalhadores na escolta, muralha, área administrativa e assistência e saúde.

Para termos uma ideia da gravidade do problema a SAP perdeu 1500 Policiais Penais entre janeiro e Junho deste ano, número muito superior aos alegados 1100 que a Secretária promete contratar após a regulamentação da Polícia Penal enquanto o próprio Secretário admite um deficit de mais de dois mil profissionais somente no administrativo que levam ao desvio de função de Policiais Penais que seriam valiosos para a segurança das unidades.

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp