compartilhe>

No domingo 07 de abril se aproveitando do horário da visita um drone arremessou ilicitos no meio da quadra do pavilhão B, anteriormente já havia ocorrido uma tentativa de arremesso com uso de drone dez dias antes, quando uma bola de futebol recheada com aparelhos de celular e carregadores que foi recuperada por um Policial penal pois caiu no teto da unidade.

Relatos indicam que dada a impossibilidade de recuperação dos ilícitos com o pátio cheio de visitantes, muitas dos quais mulheres e crianças, foi solicitado a intervenção do GIR, para executar a vistoria após o horário de visitas, o que não ocorreu, mesmo assim foi executada uma blitz pelo corpo funcional disponível na penitenciária.

Na segunda e terça-feira o pavilhão B foi mantido trancado e foram executados procedimentos de revista que não lograram êxito devido ao baixo efetivo da unidade.

Nesta quarta-feira de manhã o GIR compareceu à unidade na busca dos ilícitos.

A penitenciária III de Hortolândia tem capacidade para 730 presos e atualmente tem uma população de 1131 e conta com 168 policiais penais segundo os dados da Senappen, vale lembrar que este número não leva em conta os afastamentos médicos e os desvios de função que já foram admitidos pela própria SAP. Os dados de funcionários são de 31/12/2023  e também não levam em conta as aposentadorias ocorridas até hoje.

É importante notar que a ação dos criminosos que realizaram o arremesso só foi possível devido à falta de um alambrado de proteção sobre os pátios desta unidade, que segundo informes recebidos pelo SIFUSPESP já foi solicitado pelos Policiais Penais.

A instalação de alambrados é uma medida que deve ser adotada em todas as unidades devido a ameaça de introdução de ilícitos representada pelos drones.

 

Ação inédita 

Este é o primeiro relato obtido pelo SIFUSPESP de arremesso de ilícitos durante o horário de visitas. Como ficou exemplificado no caso da PIII de Hortolândia a falta de equipamentos e de pessoal fragiliza a segurança das unidades e abre espaço para que o crime organizado seja cada vez mais ousado em suas ações.

A PIII de Hortolândia hoje concentra os sentenciados mais perigosos da região, visto que a PI e a PII foram transformadas em regime semiaberto.

Como já alertamos, se por um lado esta transformação cria vagas de semiaberto em unidades com mais segurança, por outro prejudica a segurança do regime fechado pois aumenta a superlotação em um quadro em que a falta de efetivo se tornou crônica em todas as unidades. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp