compartilhe>

No total, 344 policiais penais serão transferidos para as duas novas unidades. Secretaria-executiva da SAP se comprometeu com prefeitura do município a inaugurar os estabelecimentos penais na segunda quinzena de novembro

 

por Giovanni Giocondo

O Departamento de Recursos Humanos(DRHU) da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital com a listagem prévia referente à Lista Prioritária de Transferências Especial(LPTE) para os Centros de Detenção Provisória(CDPs) de Gália I e II.

No total, serão direcionados para as duas novas unidades prisionais 80 policiais penais da carreira de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP), 24 agentes de segurança penitenciária(ASPs) femininas e 240 masculinos. A relação pode ser consultada através do seguinte link. A abertura de inscrições havia acontecido no último dia 7 de outubro.

As inaugurações de ambos os CDPs devem acontecer na segunda quinzena de novembro. A informação foi publicada nesta segunda-feira(24) pelo perfil oficial da Prefeitura Municipal de Gália, após o prefeito da cidade, Renato Gonçalves, promover uma reunião com representantes da SAP em São Paulo.

Além de uma vitória fundamental para os servidores que estão nas listas, as transferências são também um triunfo de todo o sistema prisional paulista em virtude de as duas unidades prisionais não terem sido terceirizadas. Ao lado do CDP de Aguaí e da Penitenciária de Registro, os estabelecimentos penais faziam parte do edital de gestão compartilhada aberto pela SAP ainda em 2019.

Na perspectiva do presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, essa conquista aconteceu graças à luta dos trabalhadores penitenciários e do próprio sindical, que fizeram com que o governo estadual desistisse de privatizar as unidades e, dessa forma, “garantisse maior transparência para a utilização dos recursos públicos e melhor qualidade na prestação de serviços à população, sobretudo no setor de segurança”.

Saiba mais detalhes sobre a LPTE e a inauguração no vídeo abaixo:



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp