compartilhe>

Ontem presos da Penitenciária de Casabranca começaram um motim no final do banho de sol, um dos presos foi para a cela que foi trancada enquanto os outros que ficaram fora tentavam arrombar a grade para espanca-lo.

Os presos chegaram a estourar um cano d'água deixando a unidade sem abastecimento.

O preso alvo das agressões sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para a enfermaria.

Hoje o GIR foi até a unidade para isolar os detentos indisciplinados.

 

Motim no PD de Mirandópolis I

No final de semana, presos do pavilhão disciplinar de Mirandópolis tentaram fazer um Polícial Penal que realizava o atendimento de um dos sentenciados que alegava se sentir mal de refém.

O Policial Penal conseguiu se desvencilhar sem sofrer ferimentos, e buscar ajuda.

Enquanto a célula do CIR da unidade se preparava para intervir, os presos quebraram os motores da automação das celas.A Célula de Intervenção Rápida da unidade, agindo com presteza e determinação conseguiu controlar os amotinados.

 

Policiais Penais devem comunicar irregularidades

Eventos como o de Casa Branca e de Mirandópolis estão se tornando cada vez mais comuns , enquanto rebeliões como as de Franco da Rocha e motins e fugas como no CPP  Butantan estão voltando a acorrer

 

O SIFUSPESP orienta a todos os Policiais Penais que redobrem a atenção, e façam comunicado de evento todas as vezes que recebam ordens que possam colocar a sua segurança ou da unidade prisional em risco, anotem no livro ata o déficit funcional e quaisquer falhas nos equipamentos de segurança e comunicação.

Na avaliação do sindicato a tendência é que com o déficit funcional crônico, estes episódios violentos tendem a aumentar.

 

É com profundo pesar que o SIFUSPESP comunica o falecimento do Ex-Policial Penal João dos Santos Júnior de 44 anos, deixando esposa e duas filhas adolescentes.

João atuou na Penitenciária III de Franco da Rocha e depois na escolta em Martinópolis até pedir exoneração.

Em 29 de junho foi atropelado na alça de acesso da Raposo Tavares enquanto tentava atravessar a rodovia para buscar combustível para seu veículo.

Ficou internado durante 27 dias e veio a falecer na data de ontem no HR de Presidente Prudente. 

Seu enterro ocorreu hoje às 10h no Cemitério Municipal de Regente Feijó.

Neste momento de perda o SIFUSPESP apresenta suas mais sinceras condolências a todos os familiares, amigos e ex-colegas de trabalho de João dos Santos Júnior.

A viúva do Policial Penal Thiago Daquana está precisando de ajuda para efetuar o traslado dos restos mortais de seu esposo para serem sepultados junto aos membros de sua família no Paraná.

Devido ao inquérito policial que apurou o assasinato de Daquana, seu corpo não pode ser transferido para o Paraná na época de sua trágica morte.

Patrícia hoje vive no Paraná com os filhos próximo à família de seu esposo e tem passado por inúmeras dificuldades.

Só começou a receber a pensão em agosto de 2021, sendo que a pensão recebida não corresponde à totalidade do salário, além disso a indenização do estado lhe foi negada, tendo Patrícia que recorrer à justiça para obter seu direito sob forma de precatório.

Nem mesmo o seguro do carro ainda foi pago após 3 anos da tragédia.    

Devido a perda do pai, os filhos de Daquana requerem inteira dedicação de Patrícia o que a impossibilita de trabalhar.

Após 3 anos o cemitério comunicou a viúva dia 14 deste mês que os restos mortais do Policial Penal poderão ser exumados em agosto e transladados para seu descanso final no Paraná , no jazigo da família.

Porém a exumação e o traslado impõe custos significativos, visto que a viúva e os filhos terão que vir a São Paulo além das custas de exumação, translado e novo sepultamento.

Frente às dificuldades financeiras enfrentadas pela viúva de Daquana e dos gastos que se impõe para que ele finalmente possa ser sepultado em sua terra natal em Londrina. O SIFUSPESP vem novamente apelar para a solidariedade da categoria que nunca faltou nos momentos de dificuldade, para amparar a viúva de um guerreiro tombado e proporcionar a Thiago Daquana a dignidade de ser sepultado próximo aos seus entes queridos.

As doações podem ser feitas diretamente para Patrícia , através do PIX: 1197694-8262 , em nome de Patrícia Medeiro Borges Daquana



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp