compartilhe>

Competição aconteceu no último final de semana no Rio de Janeiro. Lotado no CPP de São Vicente, servidor pratica o esporte desde 2011 e busca aplicar, na prática do trabalho penitenciário, o aprendizado e a concentração obtidos com a luta

 

por Giovanni Giocondo

O policial penal Mauro Morgado conquistou uma medalha de ouro e outra de bronze no International Championship Master de Jiu Jitsu, realizado no último final de semana no Rio de Janeiro. O primeiro lugar veio na categoria Master 6, e o terceiro na Absoluto, que reúne atletas de todas as demais categorias.

Aos 58 anos de idade, o servidor alcançou, mediante essas novas vitórias, o 11° lugar no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu(CBJJ), uma das três entidades às quais o faixa preta é filiado. As outras são a Federação Paulista de Jiu Jitsu ( FPJJ) e a International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF).

Além desses títulos, Mauro Morgado é também pentacampeão sul-americano, bicampeão brasileiro, bicampeão do International Master South America e campeão mundial de Jiu Jitsu na categoria master - este último em 2021, entre outras vitórias relevantes obtidas ao longo da última década, pouco tempo após o policial penal ter iniciado sua trajetória no esporte, em 2011.

Em entrevista ao SIFUSPESP, o policial penal diz que começou a praticar a luta porque sofria com problemas cardíacos, e que por orientação médica precisou escolher uma modalidade que proporcionasse um exercício saudável, voltado ao seu bem estar. O esporte escolhido foi o Jiu Jitsu, e desde então ele não só forneceu mais qualidade de vida ao servidor, como também lhe trouxe os louros das conquistas.

Lotado no Centro de Progressão Penitenciária(CPP) de São Vicente, no litoral paulista, Mauro Morgado atua no sistema prisional desde 2017. Em sua profissão, diz compreender que a “arte suave”, como é traduzido o Jiu Jitsu, auxilia muito na prática do serviço, pois permite que seja “mais prudente, atento e tolerante”, além de, simultaneamente, o colocar em uma condição “de defender a si ou a outra pessoa por meio do emprego da força moderada”.

Mauro Morgado volta aos tatames nos dias 17 e 18 de setembro em Barueri, na Grande São Paulo, onde participa do International São Paulo Open 2022.

A diretoria do SIFUSPESP parabeniza o policial penal por mais estas conquistas, e espera que seu exemplo de dedicação ao esporte possa incentivar outros guerreiros a buscar a prática de exercícios físicos como forma de obter mais saúde e também se aprimorar profissionalmente, tornando o sistema prisional mais seguro e organizado.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp