compartilhe>

Falecido em 2019, Vanderley Tartari Monteiro descende de uma família de policiais penais e foi um dos principais articuladores da expansão do sindicato para a região Oeste do Estado

 

por Giovanni Giocondo

Em homenagem à memória do policial penal Vanderley Tartari Monteiro, que foi diretor do SIFUSPESP durante muitos anos e dedicou quase toda a sua vida ao trabalho no sistema prisional paulista, a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) batizou a Penitenciária masculina de Tupi Paulista como “Penitenciária Vanderley Tartari Monteiro”. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Falecido em dezembro de 2019, pouco tempo após se aposentar, Vanderley era um servidor com atividade de grande valor na Penitenciária de Tupi Paulista, reconhecido pelos amigos e colegas de trabalho pela dedicação intensa nas unidades onde atuava. Essa história começou com seu tio, Deoclécio Tartari, que também era policial penal e foi um dos fundadores da Penitenciária de Presidente Venceslau. 

A saga continuou com seus filhos, Waltecyr, que também atua em Tupi, e Wanderley, lotado no Centro de Detenção Provisória(CDP) de Caiuá, na mesma região. 

Além de sua trajetória como servidor, Vanderley Tartari Monteiro também foi um dos pilares da expansão do SIFUSPESP para o interior do Estado, notadamente na região Oeste. Nos anos 1990, ele era um dos diretores do sindicato que liderou a constituição das sedes em Presidente Prudente e Presidente Venceslau, onde, na época, a entidade se fazia presente apenas como uma associação.

Secretário-geral do SIFUSPESP, e também lotado na Penitenciária masculina de Tupi Paulista, Gilberto Antonio da Silva lembra com muita alegria do saudoso amigo, que abriu as portas para muitos guerreiros desenvolverem seu trabalho na unidade “e se tornou peça fundamental para que o sindicato crescesse e ficasse forte, unido e representasse de maneira imprescindível a categoria”.

Nesse sentido, o sindicato considera a homenagem a Vanderley Tartari Monteiro mais do que justa, e espera que sua história possa permanecer viva dentro de um sistema prisional que precisa de exemplos de honra e luta entre os servidores para ser mais cada vez melhor.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp