compartilhe>

SIFUSPESP promoveu recepção a candidatos habilitados no concurso público pedindo união na luta ao lado do sindicato para que SAP chame mais policiais penais além dos 1.593 cargos preenchidos até esta quinta-feira(16). Certame é válido até dezembro, mas pode ter vigência estendida em virtude da pandemia do coronavírus. Luta também continua para chamadas de aprovados das áreas meio de 2018 e mulheres do concurso ASP 2017

 

por Giovanni Giocondo

Com uma mensagem de esperança e de foco na luta por direitos, a diretoria do SIFUSPESP recepcionou e fez orientações aos candidatos habilitados no concurso público para o provimento de cargos de policiais penais da carreira de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVPs) oriundos do concurso público de 2014, que participaram nesta quinta-feira(16) da segunda sessão de anuência para as vagas no sistema prisional.

Convocados pela Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), os futuros servidores compareceram em massa à frente da sede da pasta, onde dialogaram com os membros do sindicato a respeito dos próximos passos para aqueles que preencheram os cargos, no que se refere à realização de exames médicos, perícias médicas e posse, e também porque existe a possibilidade dos demais serem chamados ainda neste ano.

Na mensagem repassada aos AEVPS - dentro de sua sede na capital, onde ofereceu um café da manhã aos habilitados, e também na frente da SAP - o SIFUSPESP deu boas vindas aos candidatos que já anuíram e deixou claro que os 1.593 homens que conseguiram fazer a processo dentro do número de vagas autorizado pelo governo estadual logo terão a companhia de milhares de outros.

Isso porque a gestão Rodrigo Garcia(PSDB) se comprometeu recentemente com o Fórum Penitenciário Permanente a expandir a escolta para o interior, o que não será possível sem mais policiais penais. No total, 3.393 candidatos participaram das sessões, faltando ainda outros 775 entre os habilitados.

O concurso público é válido até 15 de dezembro de 2022, e o sindicato ainda luta na Justiça para que seja adicionado o tempo acumulado durante o período compreendido entre maio de 2020 e dezembro de 2021, enquanto ficou vigente o estado calamidade pública no Brasil devido à pandemia do coronavírus - no qual todos os certames do país permaneceram com seu trâmite paralisado.

A mesma determinação relacionada ao cômputo desses 19 meses valerá para o concurso público das áreas técnicas de 2018, cujo prazo se encerra em julho deste ano, mas que precisa ser estendido para que mais servidores sejam nomeados e reduzam o déficit no setor administrativo, de saúde e assistência social da SAP. O SIFUSPESP também mantém a batalha para a convocação de mais mulheres do concurso para provimento de cargos de agente de segurança penitenciária(ASP) feminino, de 2017.

Para o secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva, o exemplo dos agentes de segurança penitenciária(ASPs) de 2014, que conseguiram uma decisão favorável do Judiciário para que estes 19 meses fossem acrescentados e permitissem a prorrogação do concurso foi a chave que definiu suas chamadas.

“Aqueles que acreditaram na luta e estiveram conosco, seja nas manifestações na frente do Palácio dos Bandeirantes, ou dentro da Assembleia Legislativa, agora estão trabalhando. O que pedimos é tão somente que vocês permaneçam assim, tenham fé nessa luta, nesse diálogo aberto com o governo do Estado, porque foram esses fatores que nos proporcionaram este dia, e também deve permitir outros semelhantes, até a conquista plena dos direitos para todos e o preenchimento de mais cargos, com um sistema prisional cada vez melhor, qualificado e benéfico a toda a população”, reiterou o sindicalista.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp