compartilhe>

Saiba o passo a passo para ter acesso a consultas médicas, cirurgias e exames destinados ao atendimento de servidores públicos e seus dependentes em todas as regiões do Estado

 

por Giovanni Giocondo

Os policiais penais nomeados pela Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) a partir da aprovação no concurso público para o provimento de cargos de agente de segurança penitenciária(ASP) de 2014 já podem ter acesso aos serviços de saúde prestados pelo Instituto de Assistência  Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE).

Espalhados por todas as regiões do Estado, estão médicos, hospitais e laboratórios conveniados, com os quais onde os trabalhadores podem marcar consultas eletivas, fazer cirurgias e atendimentos de emergência, terapias, realizar exames e outros procedimentos.

Por mês, é descontada uma alíquota de 2% no salário de cada policial penal de até 59 anos, independentemente se o serviço é ou não utilizado. Os servidores que já iniciaram seu curso de formação e foram convocados para começar o exercício efetivo do cargo já estão automaticamente inscritos como contribuintes.

Caso desejem incluir beneficiários e agregados, os novos policiais penais deverão entrar em contato com o Centro de Recursos Humanos da unidade onde estão lotados provisoriamente, que vai orientar sobre quais documentos eles vão precisar providenciar. Após esse momento, o próprio órgão vai encaminhar o material ao IAMSPE.

Entre os agregados estão pais, mães, padrastos e madrastas do servidor ou servidora. São beneficiários seus cônjuges ou companheiros; filhos e filhas menores de 21 anos; os filhos maiores de 21 anos com alguma incapacidade fisica comprovada, ou que tenham entre 21 e 25 anos, e que comprovem que estão estudando. Menores sob guarda de tutela, como enteados ou ex-cônjuges, também são beneficiários.

Os descontos para os agregados e beneficiários seguem a seguinte tabela:

O Departamento de Saúde do SIFUSPESP entende que este é um momento de descrédito dos trabalhadores em relação ao IAMSPE, sobretudo pela péssima gestão que o governo de São Paulo tem feito em relação à saúde dos servidores que prestam serviços essenciais à população.

Entretanto, o sindicato prossegue com sua luta em defesa de um instituto forte, transparente, organizado e eficaz, que receba investimentos do Estado compatíveis com os valores que são descontados dos servidores e que possa renovar e construir novos convênios com profissionais de saúde, hospitais e laboratórios visando a melhorar os serviços prestados aos contribuintes, beneficiários e agregados.

Para o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, é muito importante que os servidores façam a adesão de seus dependentes e beneficiários porque o IAMSPE é um bom plano de saúde, que passa por um momento de crise em virtude da má administração a que vem sendo submetido. “Muitas vezes o novo funcionário fica receoso porque realmente a atual conjuntura do instituto é ruim, mas nós devemos participar cada vez mais das batalhas em defesa da qualidade do atendimento e dos convênios para que em muito breve ele volte a prestar um serviço que atenda aos anseios de quem depende dele para sua saúde e de seus familiares”, explica.

O próximo passo dessa luta acontece na quinta-feira(25), quando o SIFUSPESP participará de um protesto em São Paulo e de uma audiência pública em Presidente Prudente para debater o tema com a população e demonstrar a união com os servidores das outras secretarias em prol de uma saúde de qualidade para todo o funcionalismo público. Saiba mais sobre o ato no link

Outras informações sobre os serviços prestados pelo IAMSPE estão disponíveis em: http://www.iamspe.sp.gov.br/

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp