compartilhe>

No Estado de São Paulo, população deve baixar certificado através do aplicativo do Poupatempo Digital, E-Saúde na cidade de São Paulo e Conecte SUS em território nacional, que permitirão acesso a  estádios de futebol, teatros, cinemas, shows e eventos corporativos com mais de 500 pessoas, além de futuras viagens internacionais

 

por Giovanni Giocondo

Com o avanço da imunização de todos os brasileiros para prevenir a contaminação pelo coronavírus, e a consequente redução do número de casos, de internações e de óbitos causados pela COVID-19, os eventos com público - mesmo aqueles que inevitavelmente geram aglomerações - entre elas shows de música, teatros, feiras, congressos e estádios de futebol, começaram a reabrir em definitivo, ainda que sem capacidade total

Para as pessoas que querem ter acesso a esses serviços sem restrições, já que eles inevitavelmente geram aglomerações, é preciso apresentar o chamado “passaporte da vacina”, que comprova que o cidadão está imunizado. O acesso ao certificado pode ser feito por meio de ferramentas desenvolvidas por aplicativos de celular pelos governos federal, estadual e pela Prefeitura de São Paulo.

O aplicativo do Poupatempo Digital, do governo do Estado de São Paulo, permite ao usuário acessar o chamado “passaporte de vacina”. Nele, constam informações sobre as doses do imunizante contra a COVID-19 que o cidadão já tomou, bem como as datas em que elas foram aplicadas, já que existe um prazo do ciclo vacinal até que a pessoa possa ser considerada “imunizada”.

Na cidade de São Paulo, a Prefeitura Municipal lançou outro aplicativo, o e-SaúdeSP, que contém as mesmas informações do Poupatempo, exigindo antes um cadastro, e posteriormente fornecendo um QR code, que visa a facilitar aos organizadores dos eventos na capital a identificação daqueles que já se vacinaram.

No caso do governo federal, o Conecte-SUS também fornece o passaporte da vacina a todos os brasileiros. O Certificado de Vacinação Digital obtido via aplicativo pode ser impresso ou salvo, e utilizado tanto para o acesso a eventos quanto para destinos internacionais. Apesar de ainda restritas em muitos países, as viagens começam a ser permitidas e exigirão o documento de qualquer pessoa que tentar fazer esse deslocamento.

Independentemente da forma de retomar a vida “normal” neste momento de arrefecimento da pandemia, seja com lazer ou com trabalho, o SIFUSPESP reforça a todos os servidores penitenciários que continuem a usar máscara para se proteger, aguardando as orientações dos diferentes governos para que esta outra ferramenta fundamental à prevenção da COVID-19 só seja retirada em definitivo de circulação com total segurança.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp