compartilhe>

Em vídeo, o diretor-executivo da fundação, Fernando Capez, traz informações importantes sobre rastreamento de aparelhos, bloqueio de aplicativos e dados bancários. Levantamento da Secretaria de Segurança Pública mostra que entre janeiro e julho deste ano, cerca de 160 mil equipamentos telefônicos foram subtraídos mediante violência ou furtados no Estado de São Paulo

 

 

por Giovanni Giocondo

Como forma de evitar o aumento do número de golpes aplicados por criminosos através de celulares roubados ou furtados, o Procon de São Paulo - vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania - emitiu um alerta sobre formas de bloqueio dos aparelhos, dos dados e dos aplicativos contidos nos equipamentos.

Em um vídeo gravado e distribuído através das redes sociais da fundação(disponível no final deste texto), o diretor-executivo do Procon, Fernando Capez, explica passo a passo os métodos de proteção das informações.

Entre outras dicas, orienta como os usuários podem acionar seus equipamentos através de um computador ou outro celular para evitar que seus dados sejam utilizados para saques em dinheiro, uso de cartão de crédito ou transferências via PIX, entre outras formas de obtenção ilícita de valores e fraudes bancárias.

A preocupação tem como raiz a alta no total de roubos e furtos de celulares registrados no Estado de São Paulo em 2021. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública(SSP), criminosos furtaram 72.763 aparelhos entre janeiro e julho deste ano, enquanto os roubos com uso de violência, seja ou não com armas, chegaram a 86.962, totalizando cerca de 160 mil equipamentos.

Para tornar ainda mais seguro o celular em caso de ser alvo de um crime, também é fundamental evitar que estejam armazenadas no aparelho informações como as fotos de cartões de crédito, além de evitar o salvamento automático de senhas e também não aceitar pedidos de dinheiro através de mensagens.

Em caso de qualquer furto ou roubo do seu celular, comunique imediatamente a Polícia Militar através do 190.

O contato do Procon para orientações e denúncias é o 151. A ligação é gratuita. Outras informações podem ser obtidas no site: https://www.procon.sp.gov.br/

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp