compartilhe>

De acordo com relatos obtidos pelo SIFUSPESP, três detentos renderam servidores quando eram encaminhados para procedimento de videoconferência, chegaram a pular um muro, caíram dentro de área onde fica o GIR, mas foram bloqueados pela muralha

 

por Giovanni Giocondo

Policiais penais do Centro de Detenção Provisória(CDP) de Taubaté conseguiram impedir que três detentos fugissem da unidade após renderem outros servidores quando eram encaminhados para uma videoconferência judicial.

De acordo com as informações repassadas ao SIFUSPESP, a ocorrência foi registrada na última terça-feira(06), quando os sentenciados passavam pela revisora - que fica entre a administração e os pavilhões habitacionais.

Nesse momento, mesmo algemados, eles renderam os guardas e saltaram sobre o muro, mas caíram dentro das dependências do Grupo de Intervenção Rápida(GIR) e ao serem avistados pelos policiais penais da muralha, tiveram a fuga frustrada. Felizmente, nenhum trabalhador ficou ferido.

Como forma de aumentar a segurança do sistema e impedir que episódios semelhantes se repitam, o SIFUSPESP defende que a direção das unidades prisionais promova as videoconferências judiciais dentro do espaço da carceragem.

O CDP de Taubaté é mais um estabelecimento penal superlotado em São Paulo. No espaço onde deveriam estar no máximo 844 detentos, vivem atualmente 1.313. Conforme relatos dos servidores lotados na unidade, o déficit funcional também aumentou desde o início da pandemia do coronavírus, o que deteriorou as condições de trabalho dos policiais penais que permaneceram em atividade presencial.

O sindicato disponibiliza aos trabalhadores que se envolveram na ocorrência total respaldo jurídico em caso de qualquer procedimento administrativo disciplinar que seja aberto para apurar a tentativa de fuga dos detentos.

Os contatos são os seguintes:

Departamento Jurídico

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Whatsapp da Sede Regional do Vale do Paraíba: (12) 99772-7036

Whatsapp geral do Jurídico: (11) 94054-8179

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp