Por Flaviana Serafim
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ainda não publicou no Diário Oficial a renovação da resolução de afastamento dos servidores penitenciários do grupo de risco do coronavírus. Como a ampliação da quarentena até 15 de julho já foi decretada, a expectativa era para que a SAP renovasse a resolução nesta quinta-feira (1), mas nada foi publicado ainda neste 2 de julho.
O SIFUSPESP já contatou a SAP neste 1º de julho cobrando um posicionamento e aguarda resposta da Secretaria. Enquanto isso, a orientação do recursos humanos das próprias unidades prisionais é que os servidores do grupo de risco fiquem em casa e aguardem a renovação da resolução, que pode sair no Diário Oficial deste sábado (3).
Na solicitação de esclarecimento à SAP, o sindicato também pediu informações sobre como ficará a situação dos servidores penitenciários já imunizados, frente a rumores da possibilidade de volta ao trabalho. Na visão do SIFUSPESP, não há segurança para retorno ao trabalho presencial dos servidores do grupo de risco, uma vez que a imunização, apesar de importante, não garante eficácia total contra o vírus, o que representa risco de vida às trabalhadoras e trabalhadores com comorbidades.
O SIFUSPESP segue cobrando posicionamento da SAP e divulgará novas informações assim que tiver uma resposta da Secretaria.
Confira o vídeo do presidente Fábio Jabá com esclarecimentos sobre a questão: