Por Flaviana Serafim
O governo estadual aumentou a quantidade da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (Dejep), das 406 diárias/dia, que haviam sido anunciadas em 14 de janeiro, para 562 diárias/dia, conforme a autorização publicado em despacho no Diário Oficial desta sexta-feira (26).
Com a mudança, o total de 12.180 diárias/mês anunciado em janeiro aumentou para para 16.860. Contudo, o SIFUSPESP destaca que o aumento na realidade aproxima as quantidades de 2021 com as de Dejep do ano passado.
A direção do sindicato também ressalta que é contra a Dejep, pois avalia que a medida deveria ser para convocações extraordinárias ou para blitz, e que o aumento na quantidade de diárias faz com que não ocorram contratações para reduzir o grave déficit no quadro de funcionários.
Para o presidente Fábio César Ferreira, a Dejep é uma medida do governo “que escraviza o servidor em meio ao achatamento salarial e os reajustes que não ocorrem. Além disso, é um paliativo porque sabemos que o sistema prisional está falido”, critica o sindicalista.
Confira a íntegra do despacho do governador: