Há pelo menos 26 presos com diagnóstico confirmado para o coronavírus na unidade
Por Flaviana Serafim
Os raios 1, 3, 4 e 7 da Penitenciária de Capela do Alto estão isolados devido à suspeita de contágio de detentos pelo coronavírus. De acordo com informação recebida pela direção do SIFUSPESP, nesta terça-feira(2) foram feitos testes e há 25 presos com diagnóstico confirmado para a COVID-19 somente no Raio 1, enquanto outro detento do raio 6 foi confirmado e está em isolamento. Por outro lado, há cerca de 80 detentos com sintomas. Entre os servidores, ainda não foi feita a testagem.
Em comunicado postado em rede social, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou a suspensão de visitas neste último final de semana (30 e 31/01), no pavilhão 4 da Penitenciária II de Reginópolis e na Penitenciária de Riolândia, e mantendo a suspensão na Penitenciária II de Itirapina.
“O crescimento do número de casos de Covid-19 nas unidades coincide com a ‘segunda onda’ extra muros, onde todas as regiões paulistas regrediram para laranja ou vermelho nas fases do plano de enfrentamento à pandemia. Mas a SAP e o governo estadual continuam irresponsáveis, mantendo as visitas liberadas em todo o sistema prisional”, critica Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente do sindicato.
A visitação está suspensa no pavilhão 4 da Penitenciária II de Reginópolis e na Penitenciária de Riolândia no próximo fim de semana (30 e 31/01). Também permanece suspensa a visitação na Penitenciária II de Itirapina nesse final de semana.
Em menos de três, desde que as visitas foram retomadas, em 7 de novembro passado, até este 2 de fevereiro, o contágio entre os detentos aumentou quase 17%, de 10.028 infectados para 11.728 de acordo com dados do boletim da SAP, considerando os resultados dos exames por teste rápido e PCR. Entre os servidores, os casos aumentaram 35%, com salto de 1.855 infectados no começo de novembro para 2.590 até o começo deste mês.