compartilhe>

Sifuspesp orienta policiais penais a compartilhar imagens que demonstrem atuação dos trabalhadores. Diante das centenas de comentários pedindo a proibição de cigarros nas unidades, sindicato também vai levar proposta para estudo pela Secretaria de Administração Penitenciária

Por Flaviana Serafim

A apreensão de maços de cigarro com cocaína realizada por policiais penais do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano, ocorrida no último sábado (25), teve grande repercussão nas redes sociais do Sifuspesp. Até a manhã desta segunda-feira (27), o vídeo postado no Facebook do sindicato alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas, teve quase 6 mil compartilhamentos e cerca de mil comentários. 

Diante da repercussão, a direção do Sifuspesp orienta a todos os e as policiais penais do sistema prisional paulista para que, sempre que possível, compartilhem com o sindicato vídeos, e outras imagens e informações, que demonstrem a atuação dos trabalhadores e das trabalhadoras para divulgação. As sugestões podem ser enviadas pelo próprio Facebook https://www.facebook.com/sifuspesp.sindicato/ - pelo Whatsapp Oficial (11) 99339-4320 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Além disso, devido às centenas de comentários criticando a entrada de cigarros nos presídios, o Sifuspesp vai sugerir à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) a proibição de que os maços sejam trazidos pelas visitas, sendo permitido o consumo apenas do que for comprado com pecúlio das próprias unidades prisionais. 

A questão é polêmica, mas o sindicato levará a proposta para que seja estudada pela SAP . Isso porque os cigarros historicamente são utilizados como “moeda de troca” dentro dos presídios e têm sido usados para contravenção. 

Já foram achados chips de celular e maconha dentro dos cigarros e a proibição da entrada pelas visitas reduzia a possibilidade dessas contravenções. Entre outras apreensões semelhantes divulgadas pelo Sifuspesp estão as seguintes: 

Apreensão na Penitenciária Masculina de Tupi Paulista
Agentes penitenciárias impedem a entrada de drogas no CDP Jundiaí
Apreensões em todo o Estado (17 e 18/11)

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp