SIFUSPESP convoca trabalhadores penitenciários a se unirem em torno da luta por mais direitos. Sindicato receberá, antecipadamente, sugestões de pauta via internet
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo(SIFUSPESP) promove no dia 23/01, uma quarta-feira, a Assembleia Geral da categoria para debater as ações da Campanha Salarial de 2019. Todos os associados podem participar da reunião, que acontece na sede do sindicato em São Paulo, a partir das 19h. O endereço é a rua Leite de Morais, 366, bairro Santana.
Antes da assembleia, os associados poderão contribuir com o debate enviando, por e-mail, whatsapp ou via mensagem na página do SIFUSPESP no facebook, sugestões de ações concretas por parte da categoria dentro da campanha salarial. Essas sugestões serão reunidas em uma pauta e apresentadas durante a realização da assembleia para serem apreciadas pelos presentes.
“Foram quatro anos sem aumento para obter um reajuste inexpressivo, de 3,5%, concedido pelo governo do Estado no início de 2018 e que nada repôs no que se refere à desvalorização contínua de nossa categoria. É o momento de aproveitar a oportunidade da entrada de uma nova gestão no Palácio dos Bandeirantes para apresentar nossas demandas salariais e de outras esferas”, ponderou Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP
Muito além de exigir melhorias nos vencimentos, tão caras aos servidores desvalorizados ao longo dos últimos anos - em meio a sucessivas perdas inflacionárias e crises econômicas - esta assembleia também será fundamental para a discussão de temas como a criação da Lei Orgânica da categoria, que pode finalmente regulamentar as diferentes funções exercidas pelos trabalhadores penitenciários paulistas.
Atualmente, a falta de uma legislação específica que verse sobre as atividades dos integrantes da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) impede a existência de um plano de carreira e abre espaço para os desvios e acúmulos de função, a desvalorização salarial, além de manter inalterado o nocivo status de déficit de servidores que tanto afeta a segurança e o bem estar do coletivo que atua nas unidades prisionais.
Outra das lutas a serem empreendidas em 2019 e que pode pautar a categoria penitenciária está a continuidade do trabalho contra a reforma da previdência. Apesar de vencida nos últimos dois anos dentro no Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional(PEC) ainda pode voltar a ser debatida - até pela renovação dos quadros do parlamento brasileiro.
Uma possível mudança que eleve o tempo de contribuição dos funcionários do sistema prisional para o sistema público e fixe novas regras relacionadas à concessão da paridade e da integralidade no que tange à aposentadoria especial pode prejudicar ainda mais a já tão sofrida atuação dos trabalhadores penitenciários.
Na opinião do presidente do SIFUSPESP, este é um momento de reflexão e de contribuição coletivas para construir um sindicato mais forte e que conte com a participação efetiva da categoria. “Essas atitudes, em um futuro próximo, podem levar à conquista de resultados relevantes para todos os envolvidos”, ressaltou Fábio Jabá.
“Por esse motivo, convocamos todos os que vivem o sistema prisional a vir para a assembleia e sugerir as pautas que estarão em debate para que possamos dentro do sindicato, que é a instância para deliberações, definir qual será nosso plano de ações no próximo ano e partir para essa luta de imediato”, analisou o presidente do SIFUSPESP.
Os canais de comunicação para sugestões de pauta são os seguintes:
CANAL DIRETO:
Página do SIFUSPESP no facebook: https://www.facebook.com/sifuspesp.sindicato/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ou o formulário abaixo
O sindicato somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!