compartilhe>

Imagens mostram fumaça resultante da ação dos detentos

 

O incêndio causado por presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Pinheiros nesta segunda-feira, 24/07, provocou apreensão em diversas unidades prisionais do interior do Estado de São Paulo. O relato é de diretores de base do SIFUSPESP.

 

Os agentes afirmaram que após o incidente, o clima nas unidades do interior estava bastante tenso.

 

“Depois que abrimos as trancas, os presos saíram para o pátio e passaram o dia em reunião. Posteriormente, foram até a gaiola (local que separa os presos dos Agentes) e conversaram com diretores dos presídios”, disse um dos Agentes.

No final da tarde. durante a tranca - quando os presos são recolhidos para as celas - não houve registro de incidentes, de acordo com esses mesmos funcionários.

 

Várias informações desencontradas circularam pelas redes sociais após o incêndio. Quanto a essa questão, o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira afirmou que em momentos como estes devemos ter frieza e bom senso para filtrar todas as informações que circulam na internet.

 

"Vamos usar todas as nossas qualidades de Agentes Penitenciários para atravessar este período com cautela e tranquilidade”, reiterou Ferreira.  

 

SISFUSPESP dá apoio a funcionários do CDP de Pinheiros, mas SAP barra entrada de sindicalistas na unidade

 

Ainda ontem, enquanto ocorria o incêndio, diretores do Sindicato foram até o CDP I, na Zona Oeste da Capital Paulista, para apoiar os funcionários da unidade. A Secretaria de Administração Penitenciária, no entanto, proibiu a entrada dos sindicalistas no local.

 

Por volta das 12h30 desta segunda-feira, presos do se rebelaram e atearam fogo em colchões e roupas. O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi chamado e minutos depois a situação estava controlada.

 

O corpo de Bombeiros também foi até o local e apagou as chamas que ocupavam dois pátios do presídio.  Segundo a SAP, não houve reféns e nem feridos graves. Os presos que se machucaram foram atendidos no centro médico da própria unidade.

 

Ainda segundo a SAP, os detentos fizeram um buraco entre os pavilhões I e IV. A Força Tática da Policia Militar (PM) cercou o local, mas informou que não houve fugas.

 

A secretaria classificou a insurgência dos presos como "Ato de Indisciplina" e diretores de base do Sifuspesp alertaram que cadeias no interior e na grande São Paulo entraram em alerta.

 

“Diante desta situação, todos os Agentes, em serviço ou em folga, estão em alerta para novos casos de rebeldia. Estamos aconselhando os companheiros a redobrarem a atenção dentro dos presídios e a reforçarem a segurança, evitando ficarem sozinhos dentro dos pavilhões”, recomendou o presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira.

 

Para o presidente do SIFUSPESP, a atenção é importante e o cuidado também. “Não podemos ser pegos de surpresa, como aconteceu nas rebeliões de 2006”, disse. E concluiu: “O sindicato está de portas abertas para receber denúncias ou alertas sobre qualquer coisa que aconteça dentro e fora das cadeias. A hora é de união, só assim conseguiremos resistir a mais um período de tensão”.  

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp