Uma categoria que se mostra unida e disposta a lutar pelos seus direitos é respeitada. Depois de três meses de tentativas, finalmente o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido dos Santos, recebeu em reunião os representantes do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, a fim de retomar as negociações da campanha salarial 2013. “Coincidentemente”, às vésperas do ato público da categoria.
“Não tenho dúvida de que essa retomada aconteceu por causa do ato público da categoria, que será realizado nesta sexta (6). Informamos inclusive ao secretário da Casa Civil e ao secretário da SAP, que também estava presente na reunião, que a retomada da negociação agora não muda em absolutamente nada a decisão da categoria de realizar o ato”, disse o Presidente do SIFUSPESP João Rinaldo Machado.
“Vamos realizar nosso manifesto como estava previsto, até porque o ato não tem objetivo único de retomar a negociação da nossa pauta de reivindicações. O ato é para mostrar ao governo que não estamos satisfeitos com o tratamento que é dado à categoria; o ato é para reunirmos força para conquistarmos melhores salários, melhores condições de trabalho, mais segurança. O ato foi organizado para avisarmos ao governo que merecemos e exigimos respeito. E não é uma única reunião que vai mudar essa nossa determinação”, assegurou o Presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo.
A reunião
O encontro aconteceu ontem (3) na Casa Civil. O tema da reunião foi a pauta de reivindicações da campanha salarial 2013. Participaram do encontro representando o governo os secretários Edson Aparecido dos Santos (Casa Civil) e Lourival Gomes (SAP). Representando os funcionários do sistema prisional paulista estavam os diretores do SIFUSPESP João Rinaldo Machado (Presidente), Gilberto Luiz Machado (Tesoureiro) e João Alfredo de Oliveira (Secretário Geral).
Desde junho o SIFUSPESP enviou ofício ao secretário Lourival Gomes solicitando que ele intermediasse uma reunião com o secretário da Casa Civil. “Lourival Gomes vinha tentando essa reunião há algum tempo. Creio que sua insistência juntamente com as assembleias regionais onde deliberamos pelo ato público no dia 06 de setembro e a adesão da categoria demonstrada nas redes sociais e meios de comunicação do SIFUSPESP tenham contribuído para que a Casa Civil nos recebesse”, avalia João Rinaldo Machado.
Única novidade
Na reunião o secretário Edson Aparecido recebeu nossa pauta de reivindicação e discutiu temas como salários, diminuição de classes, equiparação salarial, criação do GES, falta de funcionários e uma lei orgânica (detalharemos cada item em outras matérias, a serem publicadas ainda hoje no site do sindicato).
A única novidade informada pelo secretário da Casa Civil para os servidores do sistema prisional paulista é de que o governo está preparando um projeto para reduzir o número de classes para os agentes. Entretanto, o secretário não soube, ou não quis, dar detalhes desse projeto.
“Reivindicamos a redução de classes desde 2008 nas campanhas salariais. Os secretários só souberam informar que o projeto está quase pronto e será anunciado nos próximos dias. Queremos a redução de classes, mas queremos participar da discussão do projeto, para evitar “pegadinhas” do governo. Outra coisa: não sabemos se a redução vai valer para ASPs e AEVPs, e o sindicato reivindica que seja reduzido para ASPs e AEVPs. Não é uma notícia para se comemorar ainda. Pelo menos, não até que a gente conheça o projeto”, avaliou o Diretor Gilberto Machado.