Hugo Berni remarcou reunião com AEVPs sem a presença de sindicatos
O coordenador da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), Hugo Berni, manteve contato com a direção do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), sobre o adiamento da reunião para tratar de assuntos relacionados aos Agentes de Escoltas e Vigilância Penitenciária (AEVPs).
Os diretores Gilberto Machado, Fábio Jabá e João Alfredo de Oliveira estiveram na base de Santana, após reclamações e denúncias de AEVPs sobre falta de estrutura, excesso de horas trabalhadas e assédio moral, conforme já relatado aqui no site, encaminhando as denúncias a Coremetro.
Coordenador desmente notícia publicada por outra entidade
Em conversa com o tesoureiro do Sifuspesp, Gilberto Machado, o coordenador Hugo Berni aproveitou para desmentir matéria publicada recentemente na internet por outra entidade. Segundo Berni, as reuniões que serão realizadas todas as sextas-feiras com os AEVPs da escolta foi uma ideia dele e que não terá a presença de representantes sindicais, pois será reunião de trabalho.
O coordenador também desmentiu a sua fala publicada na parte final da matéria, na qual Hugo Berni teria dito que o Sifuspesp não representa os AEVPs, de que a reunião foi pedida com outro assunto em pauta e depois foi tratado sobre AEVPs, entre outras inverdades.
Segundo o coordenador, a Coremetro recebe os sindicatos sem distinção, pois entende que quando o assunto é o melhor para os trabalhadores não há o porquê de não atender.
AEVPs ficaram sozinhos em reunião com Coremetro
Berni informou, ainda, que os representantes desta entidade pediram para que o Sifuspesp não fosse mais recebido para questões ligadas aos AEVPs.
Segundo diretor de Formação, Fábio Jabá, este pedido foi desastroso. “Iríamos realizar as reuniões entre os AEVPs da escolta e a coordenadoria com a presença de um de nossos diretores para que os trabalhadores se sentissem amparados, mas agora as reuniões deixarão os AEVPs sozinhos”.
Sifuspesp é representante de todos os funcionários do sistema prisional
“O Sifuspesp continuará defendendo e representado todos os trabalhadores do sistema prisional, ainda que isso cause descontentamento ou ranço nos representantes dos sindicatos patronais”, esclarece o presidente do Sifuspesp, João Rinaldo Machado.
“Somos o primeiro sindicato a assumir a defesa dos AEVPs desde sua criação e lutamos para que alguns dos direitos conquistados pelos ASPs fossem estendidos para os AEVPs. Em todas as nossas campanhas salariais, contemplamos os AEVPs em nossa pauta”, explica João Rinaldo.