Na última sexta-feira (31), uma rebelião aconteceu em Junqueirópolis e dois agentes de seguranças penitenciárias (ASPs) foram mantidos como reféns. Imediatamente, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), representado pelo coordenador da Regional de Presidente Venceslau, Gilberto Antonio da Silva e pelo diretor de base Eder Matos, se fez presente para verificar a situação e dar apoio aos colegas da unidade.
A avaliação do Sifuspesp é que a falta de investimento no sistema prisional propicia que situações como a rebelião de Junqueirópolis se tornem rotina. "A cada dia, nos tornamos mais reféns da falta de investimento no sistema prisional, superlotação e falta de funcionários. Existe um clamor da categoria para as melhorias nas condições de trabalho. Este ano, não abriremos mão desta pauta. Se o governo não corresponder à altura, teremos que dar uma resposta à altura, nos organizar nos locais de trabalho e estar preparados para um movimento paredista”, avalia o diretor de formação do Sifuspesp, Fábio Jabá. “Ações judiciais estão sendo elaboradas para proibir a entrada de mais sentenciados em todo o estado. No entanto, sabemos que muitas decisões judiciais contra o governo nem sempre são contempladas e sobrará para o trabalhador mais uma vez resolver os problemas do sistema”,completa Fábio Jabá.
Após a situação controlada, uma série de jornalistas demandaram pronunciamentos sobre a situação. O coordenador regional estava lá e concedeu entrevistas sobre a situação, aproveitando para pontuar questões da categoria.
“A agilidade no acompanhamento destas questões é fundamental para uma defesa da categoria. Situações como esta requerem uma atuação imediata, tanto para prestar atendimento a nossos colegas, como para esclarecer para a sociedade sobre nossas questões e necessidades de trabalho”, afirma presidente do Sifuspesp, João Rinaldo Machado.
Confira algumas matérias que foram veiculadas:
TV Fronteira/Rede Globo: https://www.youtube.com/watch?v=E1duK_UJLMM
Bandeirantes: https://www.youtube.com/watch?v=1BxXmcI1cM4&feature=youtu.be