A 11ª edição do Prêmio Innovare terá como tema na categoria Prêmio Especial “Sistema Penitenciário Justo e Eficaz”. A participação no concurso é restrita a tribunais, magistrados, membros do MP estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados, que devem inscrever trabalhos que já estejam em prática.
“O sistema prisional está na ordem do dia. Queremos descobrir práticas que já estejam em andamento e que colaborem para a melhoria deste sistema. A nossa expectativa é de que essa discussão possa trazer um bom resultado para toda a sociedade”, afirma o diretor-presidente do Instituto Innovare, Sergio Renault.
O Prêmio Innovare foi criado em 2004 com a intenção de identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público (seja estadual ou federal), defensores públicos e advogados de todo o Brasil.
A restrição de participantes ao prêmio infelizmente deixa de fora os funcionários do sistema prisional, que poderiam contribuir significativamente com ideias baseadas na experiência profissional. No entanto, o Innovare tem servido para divulgar boas práticas, fazendo com que sejam implementadas em vários estados. É esperar para ver se as boas práticas referentes ao sistema prisional sejam aproveitadas no estado de São Paulo, de forma a torna-lo mais justo e eficaz.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.
Mais informações em www.premioinnovare.com.br.