A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) encerrou na última sexta-feira (24) o prazo de inscrição para um concurso público para diversas funções. No entanto, ela informou ao SIFUSPESP que em 2014 pretende realizar dois concursos, um com 200 vagas para ASP e outro com 200 vagas para AEVP.
Um deles será publicado ainda no primeiro trimestre, para Agente de Segurança Penitenciária do sexo masculino. Poderão se inscrever os candidatos que tenham entre 18 e 69 anos e possuam ensino médio completo.
O segundo concurso será aberto no decorrer do ano, ainda sem data prevista, para o provimento de 200 cargos de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária. Os requisitos necessários são: ter entre 18 e 40 anos de idade; ter estatura mínima de 1,65m; possuir Ensino Médio Completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação – CNH – categorias “B”, “C”, “D” ou “E” (na data da posse).
“É necessário mesmo que a SAP realize novos concursos e convoque muito mais funcionários, porque o déficit nas unidades prisionais paulistas ainda está grave. Em todas as unidades que visitamos essa é uma das maiores reclamações dos funcionários, a falta de pessoal. Com unidades superlotadas de presos e novas unidades sendo inauguradas, as novas contratações se tornam ainda mais urgentes”, comenta o Secretário Geral do SIFUSPESP João Alfredo de Oliveira.
O concurso que teve as inscrições encerradas nesta sexta-feira (24) é válido para os cargos de Agente Técnico de Assistência à Saúde (Farmacêutico), Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Executivo Público e Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Psiquiatra). E também no final do ano o governador autorizou a contratação de mais 202 médicos.