Quanto melhor preparado o profissional estiver, melhor será seu desempenho na função. Por isso, é importante também avaliar e melhorar sempre os cursos de formação e/ou de capacitação que são oferecidos pela Escola da Administração Penitenciária – EAP.
Pensando na melhoria do desempenho das escolas estaduais de administração penitenciária, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) estará realizando, na próxima semana em Belo Horizonte, o 3º Encontro Nacional de Escolas de Gestão Penitenciária.
O encontro visa proporcionar troca experiências para temas importantes do setor, como direitos humanos, saúde em ambiente prisional, legislações específicas, valorização do servidor e das escolas.
As escolas de gestão penitenciária são centros voltados à formação inicial e continuada do agente penitenciário e de profissionais que atuam na área de execução penal. O encontro foi idealizado a partir de um levantamento feito pelo Depen, que avaliou as escolas penitenciárias de todo o Brasil. O cenário nacional é diverso: enquanto alguns estados apresentam grandes projetos de capacitação para profissionais da área penitenciária, outros ainda estão iniciando o processo. O Depen pretende fomentar a criação de novos centros de ensino.