Está aprovado o PLC 33, Projeto de Lei Complementar proposto pelo governo que prevê reajuste salarial de 7% para policiais, ASPs e AEVPs. A votação aconteceu no início da noite de terça, 29, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Agora falta o governador sancionar o projeto aprovado, para que entre em vigor.
Diretores do SIFUSPESP estiveram presentes na Alesp para acompanhar a votação. Foram 50 votos a favor, 23 contra, e uma abstenção. “O clima geral era de insatisfação. Policiais e agentes lotaram o plenário da Alesp e se manifestaram contra o projeto, que não atende à reivindicação dos profissionais contemplados por ele”, descreveu o Diretor de Formação Sindical Fábio Jabá, que protestou: "Este aumento ínfimo não custeia o risco que corremos todos os dias. Além disso, 7% não contempla toda a categoria".
Os deputados Major Olímpio (PDT) e Edson Ferrarini (PTB) defenderam a rejeição à proposta. Alertaram que agora, com o reajuste aprovado sem retroatividade e com o valor de 7%, policiais e agentes irão para as ruas mostrar a insatisfação de todos com a política de pessoal do governo. Os líderes do PT, do PSOL e do PCdoB destacaram que a ausência de uma política salarial do governo prejudica o funcionalismo há anos.
Foi marcada uma reunião para ainda esta semana entre dirigentes do SIFUSPESP e deputados para discutir mais uma vez as reivindicações dos funcionários do sistema prisional paulista e também sobre a assembleia geral da categoria, marcada para acontecer dia 13. “Vamos buscar apoio dos deputados que se mostraram favoráveis a alterações deste projeto e a favor dos trabalhadores”, explica Fábio Jabá.
Resposta
“Aconteceu como prevíamos: o projeto foi aprovado do jeito que o governador queria. Agora só nos resta mesmo a alternativa de unir a categoria em torno de uma resposta única, de todos os servidores do sistema prisional paulista, contra esse governo. O SIFUSPESP está convocando todos para votarem o indicativo de greve no dia 13 de novembro. Vamos ver se os servidores querem mesmo dar uma resposta definitiva a este governo. Esperamos que sim, que queiram lutar pela valorização profissional”, comentou o Secretário Geral do SIFUSPESP João Alfredo Oliveira.
A assembleia geral da categoria acontece dia 13 de novembro a partir das 10h na antiga sede do sindicato (Rua Dr. Zuquim, 244, Santana). Estão convocados a participar todos os servidores do sistema, filiados ou não ao sindicato. O SIFUSPESP também está disponibilizando uma van em cada regional para os servidores que quiserem comparecer (é preciso reservar logo as vagas, pois o número é limitado).
“Se depender do SIFUSPESP, o sistema prisional entra em greve. Só nos resta agora saber se os servidores querem mesmo essa ação, porque são os servidores que vão cruzar os braços, em caso da greve ser aprovada. Solicitamos que todos se mobilizem, que cada unidade envie ao menos um representante para participar da assembleia e que este representante sirva de porta-voz para os desejos dos trabalhadores da sua unidade”, orienta João Alfredo.