Em viagem ao Vale do Paraíba, a diretoria do sindicato marcou presença em seis unidades da região, conversou com diretores e ASPs sobre os problemas específicos de cada uma destas unidades, e cobrou a participação da categoria na luta para melhores condições de trabalho na campanha salarial.
A comitiva da diretoria - composta pelo presidente João Rinaldo Machado, secretário geral João Alfredo, tesoureiro geral Gilberto Luiz Machado, diretor do departamento de Saúde, Luiz da Silva Filho (Danone) – esteve presente nas seguintes unidades: CDP de Caraguatatuba; CPP de Tremembé; PII Feminina de Tremembé; Hospital de Custódia de Taubaté; P1 e P2 de Taubaté.
Bem recebidos em todas as unidades visitadas, a diretoria do sindicato constatou um problema sério, antigo, e que está cada vez mais grave no do sistema prisional: a superlotação. Segundo Gilberto Machado, há unidades prisionais em que tanto a direção como funcionários acham que, pelo fato de estar com “apenas” 50 % ou 70% acima da capacidade de detentos, está “bom” – por ter em toda São Paulo unidades com superlotação muito acima disso. “Temos que nos indignar sempre com esse problema e o SIFUSPESP irá cobrar o governo em todas as esferas”, completou João Rinaldo.
A necessidade de ter uma categoria unida e presente nas decisões do sindicato foi o principal tema da conversa dos diretores sindicais junto aos ASPs. Na oportunidade, os sindicalistas convocaram os servidores a participar das assembleias e na possível mobilização por melhores condições de trabalho na campanha salarial 2013.
Acompanharam nas visitas das unidades locadas em Taubaté e Tremembé o coordenador regional Stevão dos Santos Silva, seu adjunto Claudio Chagas e o sócio colaborador Valter Alves Siqueira.