O Iamspe anunciou um investimento de R$ 50 milhões para finalizar a reforma do Hospital do Servidor e do Hospital do Idoso até o final do ano. A medida acontece depois de pressão do movimento em defesa do Iamspe na Alesp, do qual o SIFUSPESP faz parte.
Durante a reunião em que foi anunciado o investimento, o SIFUSPESP conversou com o superintendente do IAMSPE, Latif Abrão Junior, sobre a situação de Araraquara e São Carlos. “Vamos agendar uma visita na Santa Casa para saber se existe mesmo o interesse de fechar contrato com o IASMPE enquanto membro da comissão e coordenador da CCM/IASMPE”, afirma Danone.
Os problemas que os servidores enftentam no IAMSPE foram muitos em 2015 em todo o estado de São Paulo. Apenas para citar alguns problemas: em São José do Rio Preto, ainda perduram problemas nos exames laboratoriais devido a implantação de uma cota limite de atendimento. Em Mirandópolis prometem novos credenciamentos na região de Mirandópolis. O psiquiatra mais próximo da cidade, por exemplo, está em Botucatu, a 240km de distância. Com o custo de pedágio, fica inviável financeiramente um servidor ter um acompanhamento adequado. O SIFUSPESP vem indicando novos profissionais de diversas especialidades, em especial de laboratório, psiquiatra, fisioterapeuta e traumatologistas, mas não o IAMSPE não dá a resposta adequada. Na região de Sorocaba e Itapetininga, a situação já foi denunciada várias vezes e muitas promessas foram realizadas e não cumpridas.
“O Instituto não trabalhará mais com extratetos e os atrasos de outubro a dezembro do ano passado serão pagos até fevereiro. Acredito que as coisas vão ser melhores que 2015, pois temos orçamento próprio para o ano de 2016”, explica o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz Danone.