Na segunda-feira passada divulgamos a notícia de um caso de agressão em Marabá Paulista (veja aqui: http://www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-3/2786-010914agressao.html). Ontem o SIFUSPESP foi informado de uma nova agressão que aconteceu na mesma unidade menos de 24 horas depois da primeira. O segundo episódio ocorreu durante uma sindicância.
Os diretores do SIFUSPESP Gilberto Antonio (Coordenador Regional Presidente Venceslau) e Luiz Danone (Saúde) estiveram no local e conversaram com os funcionários, que pedem a urgente automatização da unidade. O SIFUSPESP vai encaminhar a solicitação para a Secretaria da Administração Penitenciária e também para a Croeste.
A violência contra o funcionário na segunda-feira aconteceu durante o atendimento da sindicância. O sentenciado se alterou e chutou a mesa que dava suporte ao computador para derrubá-la contra o servidor que exercia a função de sindicante. A mesa e o computador caíram sobre o funcionário, que imediatamente conseguiu ajuda de outros agentes ali presentes. O preso foi imobilizado e conduzido ao pavilhão disciplinar.
A Penitenciária de Marabá Paulista se encontra com 1746 sentenciados, sendo que a capacidade é para 780. Assim como acontece em todas as unidades prisionais paulistas, o quadro de funcionários se encontra deficitário: faltam 21 ASPs masculinos, por exemplo.