Acontece nesta quinta-feira, dia 22, uma audiência pública na ALESP onde serão discutidos os problemas do sistema prisional paulista – assuntos que vão desde a superlotação carcerária até o déficit de funcionários, passando pelo não cumprimento do acordo que o governo fez com a categoria em março passado.
A audiência pública será realizada a partir das 9h no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – uma iniciativa da Liderança do PT com apoio do SIFUSPESP, Sindcop e CUT. Todos os servidores do sistema estão convidados a participarem e contribuírem com o debate, relatando suas experiências, preocupações, e sugestões de melhoria. O tema é “A Falência do Sistema Prisional no Estado de São Paulo”.
É importante que os servidores compareçam e narrem, por exemplo, as condições de trabalho a que são submetidos por falta de investimento do governo no sistema prisional. O foco pode inclusive ser mais amplo: a audiência pode servir também para que denunciemos não apenas a despolítica penitenciária deste governo, mas também a falta de iniciativas parlamentares que possam ajudar a resolver os problemas do sistema e de seus servidores.
“Nosso papel é comparecer nesta audiência para revelarmos o que a sociedade não sabe ou não quer ver sobre o sistema prisional paulista. Trabalhamos num importante setor da segurança pública e a verdade é que a sociedade e o Estado não se importam nada com o sistema. Falta investimentos por parte do governo, falta respeito ao trabalhador, o parlamento fica de mãos atadas por ser maioria governamental, as ONGs não se aprofundam no debate do próprio sistema, a justiça se omite nessa questão... essa é a realidade. É isso que a gente tem que denunciar até que seja resolvido”, analisa o Secretário Geral do SIFUSPESP João Alfredo de Oliveira.