Representantes do SIFUSPESP e do SINDCOP se reunirão na próxima terça-feira (04/08), em Bauru, para dialogar sobre a reorganização sindical no sistema prisional de São Paulo. Historicamente, as duas entidades caminham juntas em momentos-chave para a categoria, seja discutindo estratégias, bem como atuando de forma conjunta, visando, acima de tudo, a defesa e conquistas de direitos para os servidores penitenciários.
Acreditamos que a união e atitudes coordenadas tornam possíveis vitórias com menos riscos para a categoria. Atitudes isoladas e personificadas, ainda que possam ter seus momentos de visibilidade e uma embalagem de “heroísmo”, acabam por enfraquecer todo o movimento dos trabalhadores.
Tanto o SIFUSPESP e o SINDCOP acreditam que o fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho, por mais segurança, e valorização do servidor deve ser construído com o diálogo e a reflexão, com decisões responsáveis e ações articuladas, pensadas a curto, médio e longo prazo.
Conforme deliberação conjunta entre o SIFUSPESP, SINDCOP e SINDASP durante a greve de 2014 (www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-1/2423-160314frenteunica.html/), as decisões referentes a categoria seriam tomadas de forma planejada e conjunta. Sendo assim, SIFUSPESP e SINDCOP reafirmam o compromisso de união pela categoria a continuar o diálogo sobre a melhor estratégia sindical para os servidores penitenciários.