O Diretor de Formação do SIFUSPESP, Fábio Jabá, e o Coordenador da Regional de Presidente Venceslau, Gilberto Antonio, estiveram na semana passada na Penitenciária de Junqueirópolis para apurar denúncia recebida pelo sindicato. A denúncia era referente ao cartão de ponto, mas ao chegar na unidade, os representantes do SIUFSPESP encontraram também outras irregularidades.
O associado do sindicato que fez a denúncia alegou que a direção da Penitenciária de Junqueirópolis havia mudado o local para registrar a chegada e saída dos funcionários, causando alguns transtornos. Além disso, o processo de registro (o ponto) ainda não está mecanizado.
A denúncia foi comprovada durante a visita. Fábio Jabá e Gilberto Antonio conversaram então com o diretor da unidade, que reconheceu o erro e se comprometeu a corrigi-lo.
Os sindicalistas também registraram na ocasião alguns outros problemas. Dias antes da visita houve uma agressão a servidor na unidade (17 de outubro), durante o processo de conferência e contagem dos presos. Ao se aproximar da cela, pela manhã, o preso que habitava o local desferiu um soco no rosto do agente. A unidade não ficou trancada após o incidente - os procedimentos de bate-chão ocorreram normalmente, e os agentes soltaram os presos à tarde. Todos os presos do PD foram transferidos para outra penitenciária.
“Outro fato que constatamos foi a falta da lista de DEJEP no mural dos funcionários, o espelho de cartão de ponto consta que os servidores do plantão da noite recebem adicional noturno sendo que naquela unidade só um ASP recebe esse direito”, relata Gilberto Antonio. Problemas na estrutura física da Penitenciária de Junqueirópolis também foram percebidos.
RESPOSTAS
Após conversar com os funcionários da Penitenciária de Junqueirópolis, os representantes do SIFUSPESP se reuniram com o diretor da unidade para discutir os problemas apresentados. Quanto ao cartão de ponto, o diretor reconheceu o erro no espelho da folha e garantiu que irá resolver. Ele apresentou o projeto que fará modificações na entrada da unidade a fim de melhorar o fluxo de funcionários e veículos aumentando a segurança no setor. Disse, ainda, que essas modificações deverão estar implantadas no prazo máximo de seis meses.
Sobre a relação da DEJEP, que não estava afixada em local visível para todos os funcionários – contrariando a regulamentação da lei -, o Diretor de Disciplina fez a correção imediata, colocando a lista no mural dos funcionários.
“As outras questões precisam ser resolvidas na coordenadoria, e iremos providenciar isto. Queremos agradecer a iniciativa de nosso associado que nos procurou para denunciar os problemas e aproveitamos para incentivar todos os funcionários a seguirem esse exemplo. O SIFUSPESP representa a categoria e precisa ter conhecimento dos problemas para que possa agir da melhor forma para resolvê-los. Fazemos visitas periódicas nas unidades, ocasião em que os funcionários podem relatar as questões. Mas não precisam esperar pelas visitas do sindicato. Se houver algum problema, procure o sindicato através da regional mais próxima”, esclarece Fábio Jabá.